EnglishPortuguês
Paulo Valentim
Paulo Valentim apresenta-se pela primeira vez em público, integrado num grupo de fado de Coimbra.
Nessa fase estuda guitarra com Octávio Sérgio, reconhecido músico de Coimbra, acompanhante de Zeca Afonso.

Ainda nesse período canta no coro da Academia de Amadores de Musica, onde conhece e convive com o Maestro Fernando Lopes Graça.
Mais tarde envereda pela Guitarra de Lisboa, acompanhando, de então para cá, um vasto leque de artistas, como Maria da Fé, Maria Armanda, Vasco Rafael, Fernando Maurício, Mariana Silva, António Pinto Basto, José da Câmara, Vicente da Câmara, Maria da Nazaré, Alfredo Duarte Jr, Luz Sá da Bandeira, Ada de Castro, Camané, Mafalda Arnauth, Teresa Siqueira, Celeste Rodrigues, Cidália Moreira, Anita Guerreiro, Marina Mota, Manuel de Almeida, Carlos Zel, Jorge Fernando, Katia Guerreiro, Dulce Pontes, Raquel Tavares, Joana Amendoeira, Ana Sofia Varela, Ricardo Ribeiro, Simone de Oliveira.

Foi guitarrista exclusivo de Fernando Maurício, Maria da Fé, Mafalda Arnauth, Marco Horácio (Rouxinol Faduncho) e Kátia Guerreiro.
Em 1990 integra a companhia de Filipe Lá Féria, no Teatro Nacional Dona Maria II, com o espectáculo “Passa por mim no Rossio”, para o qual compõe uma peça para guitarra portuguesa, que serve de suporte musical à apresentação da actriz Eunice Muñoz.
Para a Fundação Calouste Gulbenkian, executa a música para o bailado “Evocações”.

Como compositor e músico, intervém no espectáculo “ Dois Actores, um texto e Uma Conversa”, que incluía “ A Ceia dos Cardeais”, no Teatro Dona Maria II, com os actores Curado Ribeiro, Rui de Carvalho e Varela Silva, para comemoração dos noventa anos da estreia daquela peça.
Acompanha Simone de Oliveira no espectáculo “ Simone, Algumas Canções do Meu Caminho”, apresentado no Teatro Nacional Dona Maria II, em Lisboa e S. João, no Porto, gravando também um disco com o mesmo titulo.

Participa em várias sessões de poesia com Rui de Carvalho, Eunice Munhoz e Lourdes Norberto.
Em 1992, numa festa particular, na Madeira, (onde se deslocara com o espetáculo ”Passa Por Mim no Rossio”, acompanha Amália Rodrigues em dois fados “ O Rapaz da Camisola Verde” e “Povo que Lavas no Rio”.
Colabora musicalmente na peça “Judite Nome de Guerra”, encenada por Maria Germana Tânger, no Teatro São Luiz, para celebração do centenário do nascimento do autor, Almada Negreiros.
Em 1994 participa na peça “Maldita Cocaína” de Filipe Lá Féria.
Em 1995 apresenta-se a solo no Festival RTP da Canção.
No mesmo ano, colabora com Filipe Lá Féria nos seus programas de Televisão.

Compõe para o Teatro de Revista.
Grava a primeira “Missa Fadista” da autoria de José de Campos e Sousa, sendo seus e de Filipe Pinto, os arranjos desta peça.
Compõe e executa a música para o Bailado “Madragoa”, com coreografia de Armando Maciel.
Formado em 1984, pela Escola de Artes Decorativas António Arroio, na área de Artes do Fogo, entre 1996 e 1998 lecciona nessa escola a disciplina de pintura de cerâmica, período em que praticamente se afasta da actividade de Guitarrista, apenas continuando a acompanhar Luz Sá da Bandeira.
Em 1999, com Luz Sá da Bandeira, actua pela primeira vez na Santa Sé, onde lhe é concedida uma audiência com Sua Santidade o Papa João Paulo II.

Ainda no mesmo ano, colabora com o Museu do Fado, na organização de um ciclo de Homenagens - “Eu Lembro-me de Ti…” - a grandes nomes do fado ainda vivos, como Adelina Ramos, Alcídia Rodrigues, Gabino Ferreira, Frutuoso França, Augusto Saraiva, Judite Pinto e o conjunto de Guitarras de Raúl Nery, bem como aos poetas J.L. Gordo e Mario Raínho.
Inicia em 1999, a colaboração com as Marchas Populares de Lisboa, designadamente com Alfama, ganhando o 1º Prémio de Musica.
Em 2000 colabora com Simone de Oliveira no seu programa “ Café Lisboa”.

Vence o 2º Prémio de Musica com dois temas para a Marcha de Alfama.
Ainda nesse ano, mantém uma estreita colaboração com Mafalda Arnauth.
Em 2003 compõe para o Museu da Electricidade, a sua banda sonora.
Em 2004 vence de novo o 1º Prémio de Musica das Marchas Populares com dois temas para o Bairro de São Vicente.
Actua nas mais importantes salas de espectáculos do mundo, desde a Ópera de Lion (França) ao Centro Cultural Tchibaou (Nova Caledónia), continuando a acompanhar vários artistas, e de uma forma mais consequente Kátia Guerreiro.

Colaborou com diversas Orquestras: Pádua, Macau, Madeira e Metropolitana de Lisboa, que executam algumas das suas composições.
Em 2006 inicia com Marco Horácio o projecto “Rouxinol Faduncho”, enquanto músico e autor.
Em 2007 compõe musica para o filme “Noventa e oito Octanas”.
Entre 2008 e 2009 compõe e escreve para Katia Guerreiro, os temas que a mais destacaram na sua carreira como cantora, “Segredos”, “Pranto de Amor Ausente” e “Minha Senhora das Dores” este ultimo interpretado também por Bernardo Sasseti.
Em 2010, no Festival de teatro “Entre Mitos”, de Oeiras, colabora como músico e compositor na peça de teatro “Olhos nos Olhos”, interpretada por Lourdes Norberto.

Ainda nesse ano, integra o júri do programa televisivo “Nasci para o Fado”
Compõe fados para o musical de Filipe la Féria “Fado História de um Povo” .
Grava o disco “Um violino no Fado” com Natália Juskiewicz.
Apresenta-se em Macau com a orquestra chinesa de Macau.
Em 2011, a convite da Casa de Portugal em Macau, no âmbito da escola de Artes e Ofícios lecciona Guitarra Portuguesa e Cerâmica. Paralelamente, mantém a sua atividade como ceramista, obtendo um sucesso significativo também nesta área.
Em 2012 a convite do Governo da RAEM desloca-se a Taiwan para um espetáculo de fado.

Em 2013 é convidado para executar em Hong Kong música do Compositor Henry Lai para cinema.
Cooperador da SPA, com mais de 400 obras registadas, Paulo Valentim é com certeza uma figura incontornável no panorama fadista em Portugal.


Informações de contacto

Contactar Paulo Valentim


Recomendar Paulo Valentim a um amigo


De:
Para:

Comentar



É Fadista ou Músico? Tem uma Casa de Fados ou um Restaurante?

Inscreva-se no Directório do Fado e rentabilize a sua actividade. É GRATIS!


Clique aqui

Categorias

PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.