EnglishPortuguês
Leonardo Pereira
Leonardo Pereira Cordeiro, que adotou o nome artístico de Leonardo Pereira,  vive em Santarém. Aí passou praticamente toda a sua infância juntamente com a sua família materna, porém morou numa vila perto de Portalegre, Alter do Chão, onde passou cerca de cinco anos. 

Fez o 1º, 2º e 3º ano numa escola situada na Vila de Tremês e realizou o 1º e o 2º ciclo na Escola Padre José Agostinho Rodrigues, em Alter do Chão. Na vila de Alter, Leonardo também teve algumas ligações com a música, pois andou no Coral Polifónico de Alter do Chão durante algum tempo na classe dos tenores. Também na sua escola, realizavam eventos como Galas de Natal, Festa de Final de Ano e alguns concursos, onde este participava.

Em 2014, voltou para a sua terra, Arneiro de Tremês e fez o 3ºciclo no Colégio Infante Santo. Já no ano de 2016, começou a tirar o curso de Empregado de Restaurante & Bar, na Escola Profissional do Vale do Tejo, em Santarém e entrou ainda recentemente para a Escola de Fados da Azambuja, onde diz já ter aprendido diversas coisas relacionadas com o fado, com os talentos que lá passam e com os professores. Vê no fado a sua preferência musical e faz desta, a sua ocupação. 

Na família materna, a sua avó sempre o incentivara a ouvir o dito “canto” português, porém este nunca se mostrou suficientemente interessado em ouvir esse belo encanto de Portugal. Ao fim de tanto tempo insistindo, Leonardo começou a ouvir desde Raquel Tavares a Carlos Do Carmo e desde então, tem demonstrado a sua enorme paixão por este género que tão apreciado tem sido em cada parte do mundo. Este descreve que o fado é a sua fonte de alegria, uma fonte que preenche um vazio nele quando se sente em baixo. 

Este tem tido o apoio total da sua família, principalmente, da sua mãe, Debei Pereira que visa ter bastante orgulho no filho que tem, dos seus avós e bisavós. A sua avó, Otilia Maria Filipe Correia, desde muito nova possuía uma veia fadista, cantava e apreciava bastante o fado, porém a idade foi aumentando e deixou de cantar para o público e passou a cantar apenas em casa para a sua família. Otilia, foi a sua grande influência para que Leonardo seguisse o percurso do fado. 

Também, na sua família paterna, o seu avô, Francisco Cordeiro, canta fado desde muito cedo, já tendo participado em algumas noites e tardes de fado. Leonardo tem várias fontes de inspiração nas quais se destaca os fadistas, Raquel Tavares, Paula Carapeta, Camané, António Marceneiro e Carlos do Carmo. Diz ter um carinho especial pela voz de cada um dos fadistas em cima citados, devido ao facto das suas letras lhe transmitirem uma certa inspiração. 

Teve a sua primeira noite de fados recentemente e embora estivesse receoso dos feedbacks das pessoas, este recebeu aplausos e feedbacks muito positivos. Essa noite, ainda lhe abriu mais portas no mundo do fado pois já conta com algumas datas agendadas e promete ter grandes novidades para dar, brevemente! Já pisou grandes palcos como o enorme palco da Academia Almadense com uma capacidade de plateia de 830 pessoas e refere querer voltar a pisa-lo pois foi o primeiro local onde cantou com esta quantidade de pessoas e diz ainda que até hoje não consegue explicar o que sentiu ao cantar e ao pisar aquele palco. 
Novidades Brevemente!


Informações de contacto

Contactar Leonardo Pereira


Recomendar Leonardo Pereira a um amigo


De:
Para:

Comentar



É Fadista ou Músico? Tem uma Casa de Fados ou um Restaurante?

Inscreva-se no Directório do Fado e rentabilize a sua actividade. É GRATIS!


Clique aqui

Categorias

PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.