EnglishPortuguês

Familiares de Amália Rodrigues alegam que filme não retrata a verdade

Arquivo - Dezembro 03, 2008
As irmãs e sobrinhas de Amália Rodrigues sustentaram hoje que o filme sobre a fadista, que estreia na quinta-feira, "não retrata com verdade", resumindo-se a "grande herança" da diva a "uma mera novela de cordel".

Em comunicado, as familiares referem que "Amália", do realizador Carlos Coelho da Silva, "não retrata com verdade nem a personalidade de Amália, nem a personalidade dos seus familiares, nem tão pouco as suas vidas".

"É lamentável que de uma vida tão rica, de uma existência tão cheia de factos interessantes e de uma raiz familiar com personagens de invulgar grandeza humana, a escolha do argumento deturpe tão grosseiramente a realidade", assinala a mesma nota.

As irmãs e sobrinhas da fadista (1920-1999) lastimam que a "grande herança" que Amália "deixou a todos fique resumida em filme a uma mera novela de cordel, sem nenhum conteúdo de visão, respeito ou sentimento".

O comunicado adianta que a família tentou evitar a exibição do filme, tal como foi concebido, através de uma providência cautelar, à qual o tribunal deu provimento negativo.

"Amália" chega quinta-feira a 66 salas de cinema portuguesas e tem garantida distribuição em cerca de vinte países, sendo a maior estreia de um filme português, segundo a produtora VC Filmes.
O filme, apresentado como uma biografia ficcionada da fadista Amália Rodrigues, custou cerca de três milhões de euros, foi rodado este Verão e contou no elenco com mais de 40 actores e 1.300 figurantes.

A jovem actriz Sandra Barata Belo foi a escolhida para encarnar a diva do fado numa história que abrange a vida de Amália Rodrigues desde a infância, quando se separa dos pais para ir viver para Lisboa, até à tentativa de suicídio em Nova Iorque, em 1984, ao saber que lhe tinha sido diagnosticado um tumor.

O argumento é de Pedro Marta Santos e de João Tordo e a ideia do filme partiu de Manuel Fonseca, um dos fundadores da Valentim de Carvalho Filmes, que se estreia no cinema com esta longa-metragem. Em 2009, quando se assinalarem dez anos da morte de Amália Rodrigues, o filme será exibido numa mini-série na RTP de dois episódios de 90 minutos.


Artigos Relacionados


REVELADO o grande segredo de Cristina Ferreira!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.