EnglishPortuguês

Encores Fado, uma abordagem contemporânea do Fado

Arquivo - Dezembro 18, 2008
O projecto "Encores Fado" nasce do encontro entre o guitarrista Custódio Castelo e a cantora Margarida Guerreiro. Inicialmente apenas pensado para concertos, o sucesso, quer em Portugal quer no estrangeiro, rapidamente levou os seus mentores à mudança de planos e ao desejo de passar o projecto a disco.

É o que agora acontece com este "Livre", primeiro de três discos a conhecer edição. Neste álbum, de pendor intimista, tudo se concebe em torno da Guitarra Portuguesa, resultando numa visão contemporânea um pouco diferente da tradicional abordagem ao fado.

Próximo, aqui e ali, da música popular portuguesa, pontuam ainda neste disco outras tonalidades musicais, como por exemplo o jazz ou a música clássica.

É desta "mistura fina" que resultam fados soberbos, mais corporizados na voluptuosa e sensual voz de Margarida Guerreiro, cujo timbre e postura cruzam heranças e tradições várias, desbravando fronteiras, abrindo novos caminhos, transportando na sua voz a herança fadista das gentes das nossas terras a outros e novos patamares.

A acompanhar as melodias, a mais-valia da poesia portuguesa / ou em português, vestida em composições a que emprestam nome poetas maiores como Fernando Pessoa, David Mourão Ferreira, Cecília Meireles, Pedro Homem de Mello, Amália Rodrigues, Jorge Fernando, José Luís Gordo, Mário Rainho, Alberto Janes, entre outros.

Um concerto a não perder, no Centro de Artes do Espectáculo, em Portalegre, dia 14 de Fevereiro.

 



Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.