EnglishPortuguês

Vicente da Câmara - 60 anos de Fado

Arquivo - Janeiro 19, 2009
Vicente da Câmara, uma personagem incontornável da história do Fado está a  comemorar 60 anos de carreira! Para celebrar a efeméride, o patriarca da dinastia dos Câmaras vai apresentar um espectáculo no Teatro Tivoli...

Vicente da Câmara, uma personagem incontornável da história do Fado está a  comemorar 60 anos de invejável carreira! Para celebrar a efeméride, o patriarca da dinastia dos Câmaras vai apresentar um espectáculo no Teatro Tivoli, e fazer a festa com família, amigos e colegas de profissão que ao longo de décadas o acompanharam, dentro e fora dos palcos.

 

Vai ser passada em revista uma carreira que começa em 1948 na Emissora Nacional e passa por palcos de todo o mundo: do Brasil a Hong Kong, da Holanda à África do Sul, e, claro, Portugal de lés a lés! Todo este admirável percurso está registado em inúmeros discos gravados para as principais editoras portuguesas, sendo talvez “A Moda das Tranças Pretas” o seu principal cartão de visita. Vicente da Câmara é um marco na história do fado e serviu – e ainda serve – de inspiração e exemplo para muitas novas gerações de fadistas.

 

E porque não se trata de uma data qualquer – são já sessenta anos de fados! – a galeria de convidados não é modesta: cantando com o pai e o avô, vamos ouvir José da Câmara, Manuel da Câmara e Teresa da Câmara Fonseca - filhos e neta do homenageado.

 

Um leque ímpar de amigos, nomes grandes do nosso panorama, vai marcar presença: António de Noronha; António Pinto Basto; Carolina Tavares; João Ferreira Rosa; José Cid; Maria João Quadros; Ricardo Ribeiro; Rodrigo Pereira Teresa Siqueira.

 

Os músicos serão: Luís Petisca (guitarra), Jaime Santos (viola) e Filipe Vaz da Silva (baixo), mas como se trata de uma data singular, o naipe de acompanhantes é reforçado com os convidados João Torre do Vale, José Pracana e José Luís Nobre Costa (guitarra), Carlos Velez e Fernando Alvim (viola), e ainda Joel Pina e Segismundo de Bragança (baixo).

 

Este espectáculo único, terá como mestres de cerimónias Mariema e Víctor de Sousa, e uma participação especial de Raúl Solnado. Temos, portanto, nomes de peso e razões de sobra para assistir a uma festa que vai ficar na história do Fado! Parabéns, D. Vicente da Câmara!

Teatro Tivoli | Lisboa | 26 Janeiro | 21.30



Artigos Relacionados


Comentários
+2 #1 grego 2009-07-12 14:16 Vicente da Câmara,uma das melhores vozes do fado, e sem dúvida,de longe o melhor dos Câmara, o Mestre.
Gostar de fado é saber ouvi-lo, quer se goste ou não da pessoa que o canta, e, quando o cantam magnificamente como este o faz, só não gosta quem não percebe nada da canção portuguesa por excelência.
Parabéns D. Vicente da Câmara. Bem haja pelo prazer que nos proporciona ouvi-lo cantar.
Citação
Não deixe o seu negócio pendurado!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.