EnglishPortuguês

Nuno Mega da Moita venceu o I concurso de Fado Amador de Setúbal

Arquivo - Março 02, 2009
nuno_mega.jpgNuno Mega é o vencedor do I Concurso de Fado Amador de Setúbal, uma iniciativa da Câmara Municipal e da Capricho Setubalense que pretende contribuir para a descoberta de novos talentos da canção portuguesa.

Na final, realizada no sábado à noite, na sede da Capricho Setubalense, estiveram presentes os oito fadistas não profissionais apurados em três eliminatórias, provenientes de Setúbal, Lisboa, Coruche, Alcanena, Moita e Olhão. Nuno Mega, moitense, de 31 anos, que venceu a final com os temas “Sabe Deus” e “Não te Menti”, enalteceu a iniciativa, por ter-lhe proporcionado uma “excelente oportunidade” para confirmar que sabe cantar o fado, a sua canção favorita.

O vencedor, designer de profissão, referiu que canta desde os 9 anos e que o prémio obtido – o protagonismo de uma actuação na Feira de Sant’Iago deste ano – poderá facilitar a entrada num “mundo cada vez mais difícil”, pois a concorrência é muita, já que “o fado está na moda”.

O segundo lugar foi obtido por Ana Silva, de 25 anos, de Coruche, que cantou “Fado Português” e “Chuva”, e o terceiro lugar foi para Odete Silva, 48 anos, de Setúbal, com os temas “No Amor Não Há Segredo” e “Um Passeio à Mouraria”.

A organização decidiu premiar a segunda e terceira classificadas com uma actuação na Feira de Sant’Iago.
O prémio do público foi para Luís Moreno, de 40 anos, de Olhão, que cantou os temas “Primavera” e “Escada Sem Corrimão”.
Os concorrentes foram acompanhados por Salvador Gomes, na guitarra portuguesa, e Albano Almeida, na guitarra clássica.
O júri foi composto por Ruben de Carvalho, em representação da Capricho, por Manuel Augusto Araújo, por parte da Câmara Municipal, e pela fadista Deolinda de Jesus.

Manuel Augusto Araújo declarou que, devido à qualidade dos participantes, houve grande dificuldade no apuramento dos vencedores, nomeadamente na atribuição do segundo e terceiro lugares.
A presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, anunciou que, brevemente, Setúbal “irá ter uma casa de fado”, um espaço municipal onde os artistas, em parceria com a Câmara, poderão realizar espectáculos.

A autarca indicou que a final do Concurso de Fado Amador de Setúbal foi uma “noite de muita beleza”, salientando a importância desta iniciativa, por trazer a cultura à população, promover o convívio entre os setubalenses e dar acolhimento a quem não é de do Concelho. O evento terá continuidade, anunciou.
Na Capricho, estiveram presentes cerca de centena e meia de espectadores, que puderam assistir a um espectáculo animado com a actuação da fadista Deolinda de Jesus e a apresentação de uma peça de fado falado por José Nobre e Rui Serôdio.


Artigos Relacionados


Rentabilize o seu negócio!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.