EnglishPortuguês

"Copo de Sol" de Pedro Moutinho para servir a partir de hoje

Arquivo - Abril 13, 2009
pedro_moutinho_2.jpgO terceiro álbum de Pedro Moutinho, «Um Copo de Sol», estará disponível a partir desta segunda-feira nas discotecas a nível nacional, sendo o primeiro da Iplay a sair para o mercado.

O novo trabalho, produzido por Carlos Manuel Proença, conta com a estreia a compor para fado de Rodrigo Leão, que assina o tema «Passo Lento», com letra de Ana Carolina. Além do fundador dos Madredeus, estão também presentes Amélia Muge ou Tiago Bettencourt.

Os autores «fora do meio tradicional fadista» que escolheu para este trabalho são pessoas com as quais o fadista afirma identificar- se. «Procuro algo diferente e novo», mas «dentro de princípios musicais fadistas basilares», enfatizou.

Os 12 temas do álbum são, na sua maioria inéditos, alguns cantados em melodias tradicionais como o Fado Seixal ou o Fado Oliveira, constituindo a única excepção «Toma lá Colchetes d´Oiro« (Henrique Rego/fado Corrido), uma criação de Alfredo Marceneiro. Na opinião do cantor, cada um dos seus dois primeiros álbuns «marcou uma fase» da sua carreira e «Um Copo de Sol» constitui «um novo passo, há uma definição estratégica».

«Sei mais o que quero», vincou. Neste álbum, Moutinho retoma autores como Pedro Tamen, de quem canta «Palavras Minhas», com música de Carlos Manuel Proença, mas outros canta pela primeira vez, como Amélia Muge, Manuela de Freitas, Ana Carolina ou Pedro Campos, este último autor de «Montras» de Mariza. «Copo de Sol», de Amélia Muge, que já compôs para Camané e Ana Moura, foi um tema composto propositadamente para Pedro Moutinho e «é de certa forma biográfico».

Pedro Campos assina «Lisboa tu és Assim», que o fadista definiu como «um quotidiano actual da cidade, sem esquecer o que a caracteriza». Manuela de Freitas, que habitualmente escreve para Camané e Aldina Duarte, assina os temas «Sem Sentido» e «Quando Lisboa Partir».

Um outro autor escolhido por Pedro Moutinho foi Jorge Rosa, já falecido, e cujo espólio contém «vários inéditos», entre eles «Mais um Dia», que Moutinho canta na melodia do Fado Meia-Noite de Filipe Pinto. Outras melodias tradicionais de fado que canta são o Fado Oliveira de Miguel Ramos, no tema de Rogério Oliveira, «Paradoxos do Amor» e o Fado Seixal de Miguel Duarte, para o poema de Aldina Duarte, «Primeira Dança».

No álbum o fadista é acompanhado por Carlos Manuel Proença, distinguido o ano passado com o Prémio Amália Melhor Instrumentista e que também assina a produção, tal como acontecera no anterior, «Encontro», distinguido com o Prémio Amália para o Melhor Álbum. Além de Proença na viola de fado, Pedro Moutinho é acompanhado na guitarra portuguesa por José Manuel Neto, distinguido este ano com o Prémio Amália para Melhor Instrumentista, e Daniel Pinto na viola-baixo.
Disco Digital


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.