EnglishPortuguês

Dâna - Fado que te amo

Discos - Maio 13, 2009
Espacial / 2009
“Fado que te amo” é o novo trabalho discográfico de Dâna. É um albúm que reflecte o reencontro como artista e como fadista.

É um albúm onde expõem a sua alma a nú, onde mostra o fado desprotegido, chorado, enjeitado, castiço, gingão e boémio.

Depois de um ano de palcos e públicos percorridos, de encontros e desencontros, de conversas trocadas com amantes e conhecedores de fado, o caminho para um repertório, para um novo albúm, foi fácil de encontrar.

Entre o fado cravo, o fado das horas, o fado menor, o fado alexandrino, entre outros fados tradicionais, passando por nomes como Max, Alfredo Marceneiro, Frederico Valério, encontramos pelo meio de alguma história do fado, palavras em forma de letras de Dâna e Vasco Lima (produtor).

Assim como no seu primeiro disco a solo, dedica neste novo trabalho, o fado “Borda d`água dos meus olhos”, ao seu avó Sebastião Mateus Arenque.

E é através de uma guitarra portuguesa e uma viola de fado, que nos leva entre o choro,o lamento e a noite, numa viagem até às profundezas do seu fado e da sua alma.

Dâna nasceu no seio da cultura popular, com tradições herdadas do avô, poeta popular, escritor e mentor da cultura tradicional na região da Azambuja, de onde é oriunda. Cresceu embalada pelo fado, abraçou o folclore e participou no Festival da Canção em 2001. Aos 26 anos, ‘Sei Finalmente’ é o seu segundo disco e o primeiro de fado, depois da estreia com ‘Cantar Português’, um trabalho alicerçado na música tradicional portuguesa.


Artigos Relacionados


Comentários
-3 #1 Simone147 2009-05-14 09:40 Na minha opinião a Dana é mais artista que fadista penso que daria uma excelente actriz de teatro de revista agora a cantar fado não por amor de deus!! Citação
+5 #2 jonas 2009-05-14 17:55 Cara Simone147

Respeito a sua opinião, afinal não podemos todos gostar das mesmas coisas, mas… em que se baseia para dizer que a Dâna não deveria cantar o Fado?

É que por vezes falar da boca pra fora é fácil…
Citação
#3 Simone147 2009-05-14 18:58 Caro Jonas

A minha opinião baseia-se no facto do que eu já observei mais que uma vez da actuação da Dana e com todo o respeito não a acho fadista pois é muito teatreira e o fado nao é isto veja o video onde ela canta a Julia florista que esá no yutube. Claro está que isto é a minha opinião
Citação
#4 Maria Lisboa 2009-05-26 22:05 É uma fadista que necessita de limar algumas arestas no que toca à voz e em especial a cantar ao vivo. Tem boa voz, tem bom alcance e mostra potencial. Se mantiver a humildade, dedicação e integridade da sua arte vai ser grande. O mesmo se aplica a todos os jovens que estão a começar a cantar. Devemos dar uma oportunidade (ou várias). Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.