EnglishPortuguês

Carminho

Fadistas - Actualizado em Março 07, 2019
Carminho cresceu no meio do fado: filha da fadista Teresa Siqueira, desde cedo esta música fez parte do seu dia-a-dia.

É uma das mais jovens fadistas e embora não se possa falar de uma revelação, Carminho é já um caso singular de sucesso, figurando como uma das melhores vozes de fado da actualidade. Filha da também fadista Teresa Siqueira, Carmo Rebelo de Andrade sempre viveu rodeada de fado, fadistas e de sonhos. Carminho recorda: “Vivia no Algarve, isolada das noites e ambientes fadistas, mas os meus pais faziam questão de não apagar essa chama e organizavam tertúlias com os amigos, que eu assistia delirante, sem me dar conta do quanto me iam formando; do quanto se ia enraizando o fado em mim.” (cf. www.myspace.com/fadocarminho)

Em família canta os primeiros fados, ouve os conselhos da mãe e actua pela primeira vez em público aos 12 anos, no Coliseu dos Recreios, no âmbito de uma festa de angariação de fundos para o Jardim Zoológico. Para trás estava o regresso à cidade de Lisboa e à casa de fados Taverna do Embuçado, de que os seus pais se tornaram proprietários, e onde, noites sem fim, Carminho escutava duas das suas principais referências: Beatriz da Conceição e Celeste Rodrigues. Outros nomes se associam e completam as suas memórias: Amália Rodrigues, Lucília do Carmo, Maria Teresa de Noronha, Teresa de Arouca, Alcindo de Carvalho, Fernando Maurício, Fontes Rocha, Paquito, entre muitos outros nomes.

Licenciada em Marketing e Publicidade, Carminho nunca se desligou do quotidiano do fado e a sua carreira musical conta já com passagens pelo Teatro Municipal São Luiz, Teatro Camões, Aula Magna, Casa da Música, Pavilhão Atlântico e Campo Pequeno. Entre as suas actuações destaque ainda para os espectáculos que tiveram lugar em países como a Suíça e Argentina. A convite da Embaixada Portuguesa actuou em Malta, e mais recentemente na Expo Zaragoza, em Espanha.

Em 2005 a Fundação Amália Rodrigues distingue Carminho com o “Prémio Revelação Feminina” e torna-se presença assídua na casa de fados Mesa de Frades, em Alfama.

No decorrer do ano 2006, Carminho foi sentindo a urgência de experimentar algo de novo na sua vida: “Um ano à deriva a trabalhar como voluntária na área da ajuda humanitária, tendo por única meta ajudar o outro e construir uma vida melhor. Sem altruísmos. Por si e por Deus. Para ser feliz.” (“Fados Nossos”, p. 19). Traçou caminhos pelo mundo e desenvolveu trabalho de voluntariado na Índia, Cambodja, Timor e Peru.

De regresso a Lisboa, retoma as actuações na Mesa de Frades, onde ainda hoje se mantêm.

No filme de Carlos Saura “Fados” (2007) Carminho junta-se a Ana Sofia Varela, Ricardo Ribeiro, Maria da Nazaré, Pedro Moutinho e Vicente da Câmara, na recriação do ambiente “Casa de Fado”.

Após recolha de repertório, Carminho terminou as gravações do seu primeiro disco composto por 14 temas sendo que dois deles foram escritos pela própria. O lançamento do álbum “Fado” está previsto para o dia 01 de Junho do corrente e conta com a produção de Diogo Clemente, que assume também o lugar de viola de fado.


Artigos Relacionados


Comentários
#1 JUAN FERNANDEZ LOSAS 2011-05-11 18:25 :sigh:para mi una de las mejores fadistas de la nueva generacion,real mente fabulosa. Citação
#2 montse 2011-07-28 17:57 Eres la mejor!! me gusta mucho su voz. :lol: voz impresionante. Citação
Rentabilize o seu negócio!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.