EnglishPortuguês

Tristão da Silva - Guitarra toca baixinho

Discos - Novembro 10, 2008
Tecla / 1973
Nascido na Penha de França, Lisboa, Manuel Augusto Martins Tristão da Silva transportará consigo, ao longo da vida, uma identidade, um 'pathos' genuinamente lisboeta.

Começa a cantar fado castiço aos dez anos de idade, nas matinées dominicais do Café Mondego, onde ganha o epítote de "Miúdo do Alto do Pina". Assim se manterá por largos anos, repartindo esta actividade amadora com profissões próprias dos rapazes dos bairros pobres da capital: primeiro marçano, depois marceneiro.

Antevê na rádio o grande salto para a consagração. Para tanto transforma o seu repertório, aproximando-se do fado-canção, então mais aceite nos microfones da Emissora Nacional.

Porém, será sucessivamente reprovado na sua admissão à estação oficial. Por influência e acção do maestro Belo Marques fará uma série de gravações que, somadas ao repentino e esmagador êxito de "Nem às Paredes Confesso" (1954) e de "Maria Morena" contribuíram para que a prestação de provas à Emissora fosse finalmente bem sucedida.

Pouco depois, é o segundo artista português a actuar na RTP, num programa transmitido da Feira Popular de Lisboa, à data instalada no terreno onde hoje se situa a Fundação Calouste Gulbenkian.

A carreira de Tristão da Silva estava definitivamente lançada, assente num estilo muito pessoal: voz de base grave, com uma bela tessitura, interpretação repousada, estilo romântico. Com "Da Janela do Meu Quarto", "Calçada da Glória", "Aquela Janela Virada p'ró Mar", "Ai se os Meus Olhos Falassem", o cantor estabelecerá uma sólida reputação e conquistará um público fiel, não só em Portugal como em África, no Brasil e noutros países da América Latina.

Veio a falecer em Lisboa, a 10 de Janeiro de 1978, na sequência de um desastre de automóvel.


Artigos Relacionados


Atraia mais clientes e mais negócios!
Compramos o seu carro pelo melhor preço!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.