EnglishPortuguês

Carlos Gonçalves

Músicos - Actualizado em Março 24, 2020
Nasceu em Beja a 3 de Junho de 1938. Apaixonou-se pela Guitarra Portuguesa aos 13 anos.

Dois anos depois começou a aprender tocar este instrumento, influenciado pelo que ouvia na Rádio, sobretudo quando se tratava de José Nunes. Em 1957 veio viver para Lisboa, tendo sido contratado para tocar na Adega da Anita e no Parque Mayer.

Posteriormente passou para o Restaurante Típico Lobos de Mar, na Calçada de
Carriche. Foi depois para a Viela, Márcia Condessa, Toca, Severa e o Folclore. Em 1965 esteve no Carlota de Cascais, daqui passou para a Taberna do Embuçado em Alfama, para o Arreda e Picadeiro. Até esta altura tinha acompanhado Alfredo Marceneiro, Filipe Pinto, Maria Teresa de Noronha, Lucília do Carmo, Argentina Santos, Fernando Farinha, Fernando Maurício, Fernanda Maria e Beatriz da Conceição.

Em Maio de 1968 passou a acompanhar Amália Rodrigues, integrada no conjunto de José Fontes Rocha. É autor do Fado, "Quero Que Sintas Que Te Quero", com música popular.  Em 2004 Carlos Gonçalves voltou a brindar os amantes da Guitarra Portuguesa, através da edição de novo álbum produzido pela CNM onde encanta com "0 Meu Sentir" de Jaime Santos, " Meditando" de Armandinho, "Marcha Fadista" de Armandinho / Francisco Carvalhinho, "Lágrima" de Carlos Gonçalves, "Caixinha de Música" de José Nunes, "Lisboa Antiga" de Raul Portela, "Variações em Mi" de Armandinho/José Nunes, "Variações Em Si Menor" de José Nunes, "Vira de Frielas" de José Nunes, "Fado João de Deus" de Armandinho/José Nunes, "Balada de Coimbra" de Artur Paredes com arranjo seu, "Romance" e "Abril em Portugal" de Raul Ferrão.

Fez conjunto com Sebastião Pinto Varela, Jorge Fernando e Joel Pina nos Anos 80. Nessa altura atingiu o ponto máximo da sua carreira, como autor e como intérprete, tendo acompanhado Amália Rodrigues em várias gravações e espectáculos ao vivo. A sua colaboração com Amália durou até 6 de Outubro de 1999, data em que faleceu a fadista.

Carlos Gonçalves morreu no dia 23 de Março de 2020, com 81 anos em Lisboa.


Artigos Relacionados


Rentabilize o seu negócio!
REVELADO o grande segredo de Cristina Ferreira!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.