EnglishPortuguês

Cristina Cruz edita polémico CD de canção e fado de Coimbra

Arquivo - Janeiro 07, 2007
Cristina Cruz canta Coimbra por vontade própria e em nome de uma causa que considera superior a qualquer benefício.

Acaba de ser editado o primeiro CD de fado de Coimbra cantado por uma mulher. Cristina Cruz quebra uma tradição secular e desafia a Academia coimbrã ao apresentar um trabalho discográfico onde canta clássicos e apresenta dois inéditos. A fadista, que nos últimos três anos se tem apresentado em público a cantar fado e canção coimbrã com o grupo Guitarras de Coimbra, optou agora por autofinanciar um projecto pessoal que será apresentado publicamente na primeira quinzena de Fevereiro, no "A Cappela", em Coimbra.

Cristina Cruz diz não estar a editar este trabalho para ter protagonismo e fama à custa da polémica instalada nos últimos anos em torno do papel da mulher no fado de Coimbra. "Muito se tem falado e escrito sobre esta temática, mas, curiosamente, de uma forma fundamentalista e pouco sustentada", referiu ao a fadista naquela que é a sua primeira entrevista após a gravação do CD. Reconhece a estudiosos, academistas e público em geral o direito de darem opinião sobre o assunto, mas espera que o façam "de modo construtivo. Terá de ser um debate aberto, frontal e transparente".

A fadista tem sido alvo de críticas por parte de diversas individualidades ligadas à Academia e outros entusiastas do fado de Coimbra. Consideram deplorável o facto de uma mulher cantar este género musical, que, segundo afirmam, terá sido sempre interpretado por homens. Dizem ainda as vozes do contra que a questão, a ser levantada, só o deveria ser pelas estudantes de Coimbra e que o teriam de fazer de forma inovadora criando um género próprio que "não o fado que embala o coração nas escadas da Sé Velha", como se pode ler num blog onde a temática anda a ser discutida.

A voz que canta "Coimbra Menina do Meu Olhar" (nome dado ao disco e ao primeiro tema) salienta que "o facto de não ser estudante de Coimbra só me favorece. Estudei em Aveiro, mas trabalho nesta cidade, vivo-a, sinto-lhe o cheiro e a alma despojadamente e talvez por isso olhe para o fado de uma outra forma. Estava parado, estagnado num passado nostálgico não deixando que as pessoas dêem asas à imaginação no sentido de abrir novos horizontes, conferindo ao fado de Coimbra uma nova dinâmica".

Neste trabalho, Cristina Cruz aposta num nova interpretação instrumental para os clássicos e em dois inéditos escritos e musicados por António Jesus, um guitarrista do grupo Guitarras de Coimbra que desde início apostou na voz da fadista e acredita que esta será um incentivo para que outras mulheres venham a cantar o fado e a canção coimbrã. Também alvo de muitas críticas, o guitarrista opta por manter uma postura de defesa do fado e da canção no seu todo, pois considera que novas abordagens não ferem a tradição.

António Jesus vai mais longe e diz que a questão é velha pois já "a minha mãe cantava fado, é certo que às escondidas dado que a sociedade machista de então não permitia tais veleidades". Adianta o guitarrista que a mãe encantava estudantes e até o cantor Nani, que se escondia para a ouvir cantar. No que respeita a Cristina Cruz, diz apenas que a fadista "acaba de presentear os amantes da canção de Coimbra com um magnífico trabalho. Vai de certo contribuir para o ponto de viragem e estimular o aparecimento de novos valores femininos".

O trabalho foi financiado pela autora que contou apenas com o apoio da casa de instrumentos Olímpio Medina, em Coimbra, onde o CD se encontra já à venda. Acredita a fadista que os lobis instalados dificultam o aparecimento de novos talentos considerando que essa atitude "leva apenas à estagnação cultural". Cristina Cruz diz que tem sofrido em prol desta causa, que considera superior a qualquer benefício . "Vai-me valendo a força das palavras de homens ligados à Academia como é o caso de Carlos Fiolhais", que diz sobre esta questão que "se fosse mulher revoltava-me"...


Artigos Relacionados


Comentários
#1 Raul 2009-10-29 08:13 Fui estudante em Coimbra. Toquei guitarra de Coimbra. Participei em dezenas e dezenas de serenatas. Sei do que estou a falar.
Porque razão nem toda a gente poderia cantar fado de Coimbra? Seja homem ou seja mulher? O mesmo se pode dizer do fado de Lisboa. O mesmo se pode dizer de qualquer género musical. Porque razão nem toda a gente poderia cantar ópera? Vivemos em liberdade e cada um que cante o que lhe apetecer.
E agora um comentário em relação ao fado de Coimbra. O fado de Coimbra surge no meio estudantil como uma declaração de amor de um estudante para a sua amada. Ele está na rua e ela está lá em cima por detrás da vidraça. A ela não a vemos. Quando muito descortinamos-lhe o vulto atrás das cortinas. Para agradecer a serenata, ela acende e apaga a luz, uma vez ou três vezes (número impar). O grupo da serenata, está de capa e batina, de capa traçada, não deixando ver nem os punhos nem a gola da camisa. Só aos que tocam é permitido ter à mostra os punhos da camisa. A utilização da capa e batina obedece a regras muito rígidas (tipo de gravata, botões, tipo de sapatos, etc. etc.). Nada tem a ver com o uso da capa e batina em Lisboa. Uma consequência deste tipo de fado ser cantado na rua e da maneira que referi, são as características da voz de quem canta, a afinação e o calibre das cordas da guitarra e a construção da própria guitarra.
Tudo isto está definido na Praxe da Academia de Coimbra. Não confundir com as praxes apatetadas da generalidade (eu disse da generalidade) das academias deste país. A praxe de Coimbra é algo de muito sério, com um Código aprovado pelo Conselho de Veteranos, publicado todos os anos, com fiscalização, etc., etc. Também nas Universidades de Cambridge e de Oxford temos Praxes assim centenárias.
Mas voltando ao início. Porque não há-de uma mulher cantar fado de Coimba para o seu amado? Porque não há-de um gay cantar fado de Coimbra e dedicá-lo ao seu amado que está por detrás da vidraça? Felizmente e finalmente vivemos numa sociedade democrática e em liberdade.
Para terminar: ainda não ouvi cantar a Cristina Cruz. Mas vou ouvir e espero gostar.
Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.