EnglishPortuguês

Celeste Rodrigues

Fadistas - Actualizado em Março 07, 2019
Estreou-se como fadista profissional em 1951 no Casablanca, mas Celeste Rodrigues cantava desde garota.

por gosto e continua, pelo amor que tem ao fado. Afirma que se tivesse que deixar de cantar seria uma grande tristeza. Uma criança reguila e muito activa, que subia árvores e praticava desportos, teve o seu primeiro emprego aos 9 anos a descascar e enlatar ervilhas ao lado dos outros irmãos. Aos 17 anos surgiu o primeiro amor. Um cavaleiro tauromáquico, Zé Casimiro.

 

Em 1945 parte com a irmã (Amália Rodrigues) para o Brasil, integrada num espectáculo de revista à portuguesa (Boa Nova) e uma opereta (Rosa Cantadeira), para representar os papeis da sua irmã em Lisboa.

 

Aos 25 anos apaixona-se pelo seu primeiro e único marido, o actor Varela Silva. Celeste afirma que este era um poço de virtudes, com apenas um defeito, a vaidade. Lembra as discussões que tinham quando era para sair à rua, Varela queria que Celeste se pintasse por ser uma artista, e Celeste respondia-lhe que apenas era artista nos palcos.

 

Na década de 50 abrem uma casa de fados na rua das Taipas – A Viela. Uns anos depois as portas da Viela fecham-se e passa a cantar na Parreirinha de Alfama ao lado de Argentina Santos.

 

Aos 45 anos, década de 60, Celeste prova a sua grande coragem e generosidade doando um rim à irmã Odete Rodrigues que padecia de uma nefrite. Depois da revolução de Abril, vai 6 meses para o Canadá, e é nessa mesma época que se divorcia de Varela Silva. Do casamento resultaram duas filhas: Maria Rita e Maria José, actualmente a residirem nos EUA.


Em Julho de 2005 actua no Teatro Nacional S.João a convite de Ricardo Pais, no espectáculo Cabelo branco é saudade.

Em 2010, estreou o documentário sobre a sua vida, “Fado Celeste”, realizado pelo seu neto Diogo Varela Silva, e recebeu a Medalha de Prata da Cidade de Lisboa, no cinema S. Jorge. Em 2015, pelos seus 70 anos de carreira, a secção Heart Beat do Festival DocLisboa, abriu com uma remontagem do documentário, intitulado, apenas, “Celeste”.

Em 2012 o Presidente da República Aníbal Cavaco Silva condecorou-a com a Ordem do Infante D. Henrique, grau de comendador.

Demasiado agarrada à vida, Celeste sintetiza o que lhe vai na alma numa única expressão: Estou bem. Estou cheia. Rica de afectos.
Celeste Rodrigues faceleu no dia 01 de Agosto de 2018. Tinha 95 anos.
Catarina Rocha


Artigos Relacionados


Comentários
+1 #1 helena bernardo 2009-03-13 23:25 D. Celeste sei que amanhã faz 86 anos de vida e hoje depois de há anos apesar dos meus poucos 47 gostar muito mais de a ouvira si do que a sua irmã tão conhecida por todos vim a descobrir que foi dadora e rim á sua irmã, bem haja por ter sido tão carinhosa. Citação
+1 #2 Ana Agostinho 2010-04-27 21:51 Estou encantada com esta senhora! Gostaria muito que alguém me dissesse onde posso ouvi-la cantar actualmente? É fadista residente nalgum lugar especial? Obrigada a quem puder dar-me essa informação. Citação
+1 #3 celeste rodrigues 2014-02-14 21:10 venho de encontrar esta cantora com o mesmo nome que o meu. gostava se possivel encontrar contacto com ela obrigada. Citação
+1 #4 PEDRIX 2015-03-23 15:27 Não conhecia até à pouco tempo, estava a ver o canal 2 da R.T.P me
apaixonei pela senhora, depois venho a saber que é irmã de Amália a grande diva…
Citação
#5 Aurelio Martins 2018-03-08 13:36 Citando Ana Agostinho:
Estou encantada com esta senhora! Gostaria muito que alguém me dissesse onde posso ouvi-la cantar actualmente? É fadista residente nalgum lugar especial? Obrigada a quem puder dar-me essa informação.


Ela está a cantar no Café Luso! É um show imperdível!
Citação
Rentabilize o seu negócio!
Compramos o seu carro pelo melhor preço!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.