EnglishPortuguês

Gonçalo Salgueiro - Segue a Minha Voz

Discos - Janeiro 24, 2007
Movieplay / 2006
Estamos, e havemos de concordar, numa época em que o Fado goza - aparentemente - de boa saúde. Surgem costantemente caras novas, discos novos , novas vozes...

Mas, como em muitos outros aspectos da vida artística nacional, o fado incorre num iminente processo de uniformização. As tão apregoadas novas vozes não se diferenciam de outras vozes já existentes. O Fado parece estar de boa saúde mas não tanto. Tem faltado originalidade, novidade e vozes que realmente se diferenciem.

Mas felizmente, há sempre quem esteja atento, quem olhe para o Fado pelos olhos de mais ninguém que não os seus, há sempre quem queira romper com estereótipos preservando aquilo que de mais sagrado o Fado encerra: a música, a poesia e o sentimento.

Segue a minha voz é, inquestionavelmente, um oásis onde os ouvidos - e a alma - podem escutar uma voz singular e repleta de uma renovada energia, bem demarcada e distante das vozes que actualmente proliferam no Fado. É impressionante o cunho sentimental que Gonçalo imprime nos seus Fados, força gravitacional que atrai o arrepio, a emoção e, porque não?, o sonho.

Deste seu segundo álbum destacam-se duas letras escritas por Amália Rodrigues - Canta Coração e Faz-me Pena; do cancioneiro medieval, numa adaptação de Natália Correia e Pedro Sena-LinoLá Vão as Flores. Gaivota Perdida, Meu Fado, Meu Doce Amigo e Leva-me Longe são entre outros, temas que se devem escutar com atenção.

Gonçalo Salgueiro trouxe novidade e encanto ao Fado, trouxe-lhe carinho, honestidade e verdade e é sem dúvida dono de uma das melhores e maiores vozes do Fado... seja do Novo, seja do Antigo.

José Daniel Ferreira


Artigos Relacionados


Comentários
#1 Verónica 2009-04-26 17:20 Nunca fui apaixonada por fado, nunca o seleccionei em deterimento dos demais estilos musicais, nunca falei sobre ele como ávida ouvinte… até hoje. Agora o fado preenche grande parte dos meus dias e do espaço do meu computador que já é escasso =) E porquê esta mudança repentina? Porque, pura e simplesmente, alguém apontou para a televisão e disse: "Aquele rapaz canta muito bem", "aquele rapaz" era o exímio cantor Gonçalo Salgueiro, perdi-me de amores pela sua voz naquele instante e agora não passo um dia sem ouvi-la atentamente. Atrás do Gonçalo surgiram então outras vozes que,pela primeira vez, me pareciam perfeitas. Assim nasceu o meu amor pelo fado, devido ao cantor que este artigo caracteriza com engenho e verdade. Citação
Não deixe o seu negócio pendurado!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.