EnglishPortuguês

Hoje soltam-se as "Fadas" de Mafalda Arnauth

Arquivo - Outubro 11, 2010
O novo disco de Mafalda Arnauth chama-se Fadas e é lançado hoje no mercado português.

Fadas é claramente uma homenagem às mulheres que influenciaram o seu percurso enquanto artista, escolhendo nele cantar algumas dessas vozes, Mulheres Únicas, que teve o privilégio de conhecer, algumas, e outras, que não tendo conhecido, foram ainda assim cruciais no seu crescimento e evolução enquanto fadista.

Amália Rodrigues, Hermínia Silva, Fernanda Baptista, Celeste Rodrigues e Beatriz da Conceição são apenas algumas dessas referências que traz a este registo. E com elas apresenta assim alguns dos primeiros temas que cantou. “Saudades da Júlia Mendes”, “Tendinha”, “Madragoa”, “Hortelã Mourisca”, “Antigamente”, entre outros.

Por esse motivo “Fadas” é também a homenagem às Letras e Musicas que têm feito do Fado o lugar de expressão máxima da cultura portuguesa. Criar, no Fado, tornou-se um acto de coragem e humildade, e quantas vezes de risco, pois o manancial é de uma riqueza absoluta. E é esse o motivo que leva a artista a assumir o seu primeiro disco de versões, como uma retribuição justa a tudo o que reconhece ter recebido do Fado e da cultura do seu país.

Lugar ainda para uma letra da sua autoria (“Só corre quem ama”) na musica do fado Menor, e um único original de Tiago Torres da Silva e Francis Hime (“E se não for fado”), revelando a “Fada” que há em si e reafirmando que o seu cunho pessoal enquanto fadista e interprete terá sempre a sua fiel dedicação.
A inesperada e intensa versão de Astor Piazzolla, com letra de Eládia Blasquez (“Invierno Porteño”), completa a sua insistente inspiração no mundo que a rodeia e que nunca esquece, cantando uma das poucas mulheres que ousou escrever para a magistral musica de Piazzolla.

O termo “Fadas” deriva directamente do latim Fatum (fado, destino), designando seres que se acredita “intervirem de forma mágica no destino das pessoas”. É seguramente isso que Mafalda Arnauth procura contar neste disco, a história do seu encontro com as Almas Fadistas (Mulheres e Homens), ou “Fadas” que a transformaram e que encheram de Magia e Gratidão a sua Vida.


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.