EnglishPortuguês

Alcindo de Carvalho

Fadistas - Actualizado em Setembro 13, 2021
O pai era alfaiate, um bom alfaiate de Lisboa, como disse. Um dos irmão tocava guitarra, e outro viola.

E daquelas noites de festa em família surgiu o fadista Alcindo de Carvalho.
Começou por cantar fados do repertório de outros fadistas. Mais tarde gravou uns sete ou oito discos.


Naquele tempo em que estavam muito em voga as casas da mariquinhas do Alfredo Marceneiro, houve um poeta chamado Lopes Vítor que escreveu A morte de Mariquinhas e lhe entregou para cantar.

 

Aquilo caiu como uma bomba no meio fadista, principalmente na família dos Marceneiros. Disse-lhe o Alfredo Marceneiro: "Não podes fazer isso. Então vais-me matar a Mariquinhas! Uma coisa que eu tinha..." , e este respondeu-lhe: "Mas a senhora tem que morrer um dia destes!".  Depois acabaram por concordar e lá se finou a Mariquinhas.


Estreou-se na televisão em 1974, mas poucas vezes apareceu, até porque, como diz: "Não sou de andar a bater à porta de ninguém".
Em 1994, a convite de Ricardo Pais, participou num programa de fados no Centro Cultural de Belém.

 

Contracenava com José Pedro Gomes e participavam também Carlos Zel e mais duas fadistas. Entrou no espectáculo Cabelo Branco é Saudade, junto de Ricardo Ribeiro, Celeste Rodrigues e Argentina Santos, que estreou no Teatro Nacional S.João em 2005 e já correu o país assim como vários palcos internacionais.


Nunca apreciou os fados antigos em que se matava a mãezinha, a pobrezinha desgraçada, que ia pedir esmola. Sempre gostou de cantar bons poemas, aqueles que ainda hoje se cantam, até os que falam de Lisboa, os seus bairros populares e figuras típicas. Afirma nunca ter cantado à desgraça, mas sim ao amor.


A sua opinião em relação ao fado e o seu futuro é bastante positiva: "Uma coisa que nunca vai acabar é o fado. Porque vai passando de geração para geração. Porque vêm-se agora rapazinhos novos, que eu nunca esperei... Nunca vi tanta gente nova nas casas de fado como agora".
Catarina Rocha


Artigos Relacionados


Comentários
#1 david carvalho 2010-10-14 03:47 pai para mim és o maior tenho muito orgulho em ti … Citação
Atraia mais clientes e mais negócios!
Compramos o seu carro pelo melhor preço!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.