EnglishPortuguês
Arquivo - Março 04, 2007
aderito
Intrumentos de corda construídos com amor

É um dos raros construtores de instrumentos de corda, desde guitarras de fado, clássicas, bandolins, cavaquinhos e guitarrinhos de Coimbra. Adérito Marques tem o ateliê em Andorinha, freguesia de Lamarosa, onde, por norma, constrói por encomenda. "Isso tem a vantagem de personalizar o instrumento", explica.

Uma guitarra leva cerca de 200 horas a construir. Os materiais usados são a casquinha, pau santo, cipreste, mogno e pau preto. "Faço tudo artesanalmente, por isso demora tempo", diz ao . Mas quem testa os instrumentos "são os músicos, que me elogiam o som formidável", salienta Adérito Marques que já construiu para cima de uma centena de instrumentos de corda, em 23 anos de actividade.

Durante 15 anos teve um casa comercial em Cantanhede, mas regressou à terra natal, Andorinha. "Hoje prefiro a qualidade à quantidade. Os meus clientes são músicos, elementos de tunas, professores e alunos de conservatórios". Quanto a preços, diz que o cliente acha sempre caro, "uma guitarra em condições fica sempre para cima de mil euros".

Adérito Marques sempre trabalhou em madeiras. Foi carpinteiro e marceneiro. Depois, dedicou-se aos instrumentos de corda que são a sua "paixão", "Sou autodidacta e ainda não sei tudo. Andamos sempre a aprender", frisa.

Os seus instrumentos têm um cunho pessoal e são numerados e rubricados. "Tenho orgulho naquilo que faço. Nunca me arrependi. Isto é arte. Existe criatividade e imaginação e, quando assim é, há que pô-las em prática. Faço todos os instrumentos com amor. Quando um deles sai daqui, também sai uma parte de mim", confessa Adérito Marques.

In


Artigos Relacionados


Compramos o seu carro pelo melhor preço!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.