EnglishPortuguês

"Óscar Cardoso – Guitarreiro" para ver no Museu do Fado

Arquivo - Setembro 16, 2011
O Museu do Fado promove a partir do dia 27 uma exposição consagrada à arte da construção da guitarra portuguesa e a um dos seus mestres guitarreiros, Óscar Cardoso.

Durante a exposição, patente até ao final do ano, o Museu do Fado promove um programa de concertos instrumentais com a participação de vários músicos que utilizam instrumentos fabricados por Óscar Cardoso.

O artesão é aquele que domina uma arte, que a pratica, que tem um saber, um conhecimento, uma experiência que adquiriu num período de um tempo, mais ou menos longo, de aprendizagem, através de um processo, mais ou menos complexo, de transmissão entre um mestre e o seu aprendiz, entre quem sabe para o iniciado que aprende. Falar de Óscar Cardoso é falar de um artesão.

Óscar Manuel Cardoso é muito jovem. Nasceu em 1960 e tem trabalhado no restauro e construção de instrumentos de corda desde há 35 anos. Em 1990 começou a construir instrumentos. É “Guitarreiro”. Chegou a esta actividade por influência do pai, o construtor Manuel Cardoso, cuja oficina, no Casal do Privilégio em Odivelas, hoje ocupa. Teria cerca de oito anos quando começou a procurar na oficina do pai os brinquedos que desejava: ferramentas.
Durante muitos anos Óscar Cardoso limitou-se a serrar, aplainar, afinar ferramentas. Depois passou a fazer reparações e reconstruções de todo o tipo de instrumentos, de violinos a guitarras portuguesas passando por alaúdes. Passou anos a fazer reparações. Só quando os seus gestos ganharam consistência e consequência passou a fazer violas e quando já tinha a mão adaptada aos materiais e aos processos, é que começou a fazer guitarras.
Hoje as suas guitarras e violas são hoje tocadas por José Manuel Neto, Carlos Manuel Proença, Custódio Castelo, Mário Pacheco, Filipe Lucas, Edgar Nogueira, João Alvarez, Pedro Jóia, José Peixoto, Arménio de Melo, Ângelo Freire, Diogo Clemente, Jaime Santos Júnior, César Silva, Bernardo Couto, numa lista imensa e sempre em crescimento.Pedro Félix


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.