EnglishPortuguês

Festa do fado em Gijon

Concertos - Outubro 24, 2011
Os protagonistas deste evento foram a fadista Manuela Cavaco e os jovens músicos de guitarra portuguesa e viola de fado Pedro Marques e Miguel Monteiro.

Gijon - Espanha - 13 e 14 /10/2011

Nos pasados dias 13 e 14 de outubro decorreram no Centro Cultural de Pumarín Gijón-Sur e também no Hotel Begoña em Gijón três eventos organizados pela Asociación Asturiana de Amigos del Fado, com a designação de “Festa do Fado”.

Durante o primeiro dia realizou-se um animado colóquio coordenado por um membro da supra-citada associação, entre os fadistas e uma trintena de assistentes, em que se falou de fado, dos instrumentos musicais e as músicas, de poemas e da experiencia pessoal de cada um deles no mundo fadista. A tertúlia resultou agradável e emotiva e serviu de “aquecimento” ao concerto que se realizaría no dia seguinte, ao que assistiram perto de 250 pessoas. Depois deste evento teve lugar no referido hotel um pequeno showcase em que participaram os fadistas e uma assistência de perto de 30 pessoas entre as quais a conselheira da cultura daquela cidade.

Manuela Cavaco e os músicos interpretaram, tanto no concerto como no showcase, um repertório completamente clássico de fados-fado, fados-canção e uma ou outra canção de tradição popular, como se esperaria desta fadista do Montijo. A voz clara e nítida, a naturalidade e a esplêndida cadência do seu registo foram uma constante, presentes ao longo do espectáculo, em sintonía emocional com o público. O fado, uma vez mais aconteceu e alcançou o summum com o tema “Lágrima”, onde a fadista, os músicos e toda a audiencia experimentaram o sublime.

Esta foi sem dúvida uma experiencia fadista fabulosa, em que a Asociación de Amigos del Fado de Asturias renasce, depois de varios anos de inactividade latente.Ángel Gracia Prieto


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.