EnglishPortuguês

Parabéns Fado!

Archive - Novembro 27, 2011
O fado, o fado que une todos os portugueses, o fado que não tem tradução, o fado que encanta os turistas, o fado que nos leva por todo o mundo, o fado que é fado, agora é também Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Porque gostamos de fado, o Portal do Fado não deixa por isso de apresentar os parabéns ao Fado e a  toda a equipa responsável por esta honrosa distinção atribuída pela UNESCO.

É inegável a importância de um reconhecimento destes para o Fado, quer pela sua projecção mediática que em muito ajudará na sua promoção e divulgação dentro e fora de portas quer pelo trabalho de preservação do seu legado, de recolha e recuperação de edições históricas, a catalogação da discografia inicial, a par do estabelecimento de uma rede de parcerias de instituições com acervos relevantes sobre o fado, que está previsto no plano de salvaguarde deste género.

Muitos são os fadistas e personalidades ligadas ao fado que, reconhecem a mais valia desta distinção.  Ricardo Ribeiro define esta importância: "Na prática fadista do dia a dia não vai alterar a verdade de uma canção", mas irá "ajudar a preservar, a manter e assegurar determinado património do qual andamos todos cá a viver". Já para Tiago Torres da Silva esta distinção "pode "resolver alguns preconceitos que ainda subsistem em relação ao Fado".

Para Maria de Lourdes de Carvalho, este reconhecimento da Unesco ""responsabiliza-nos a todos"..."Todos os que trabalhamos e admiramos o Fado já fizemos, ou estamos fazendo a nossa parte; os jovens intérpretes são a continuidade e o futuro, mas não existirão sem autores e compositores. Não chegaríamos ao presente senão tivéssemos passado, mas este passado não está a ser tratado da melhor forma".

A diretora do Museu do Fado, Sara Pereira, destaca a importância da existência de um plano de salvaguarda, que considerou "o coração da candidatura" a Património Imaterial da Humanidade, agora seleccionada pela UNESCO.
Por tudo isto e pela importância desta distinção, só nos resta dizer. "Parabéns Fado!"


Related Articles


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Social Network

     

Newsletter

Subscribe our Newsletter.
Stay updated with the Fado news.

Portal do Fado

© 2006-2024  All rights reserved.