EnglishPortuguês

Gabriel de Oliveira

Letristas - Actualizado em Fevereiro 19, 2018
Gabriel de Oliveira terá nasci­do em 1891, segundo se pensa em Lisboa. Mor­reu na Figueira da Foz em 1953.

Em 1909 assentou praça na Marinha de Guer­ra como aluno, tendo completado o curso de arti­lheiro. Combatente da Primeira Guerra Mundial co­mo artilheiro, foi condecorado com a medalha da Vitória. A sua alcunha de marujo sur­ge, pois, da sua profissão.

De estatura imponente e grande valentia, par­ticipou activamente no apoio a Sidónio Pais, fa­zendo comícios no Largo da Guia, na Mouraria. Terá mesmo posto ao serviço deste político alguns barcos, o que lhe valeu outra alcunha, a de maru­jo almirante. Mais tarde entra para a Intendência, onde exerce as funções de fiscal.

Manteve uma longa ligação com a cantadeira Natália dos Anjos, das suas composições contam-se algumas das mais clássicas letras do repertório fa­dista como é o caso de Igreja de Santo Estêvão, pa­ra ser cantado por Joaquim Campos (com o qual frequentemente trabalhou) na famosa composi­ção deste Fado Vitória, e Café das Camareiras, com letra e criação de Alfredo Marceneiro a quem tam­bém se deve a música para Senhora do Monte, que após ter sido um sucesso na voz de Marceneiro, o foi igualmente na interpretação de Carlos Ramos. Ainda para música de Marceneiro (a Marcha do Alfredo), escreveu Há Festa na Mouraria, criado por este, e que teve grande êxi­to também cantado por Amália, gerador de outros temas como «a Rosa do Capelão», «a procissão da Senhora da Saú­de», entre outros.

Inspirando-se alegadamente ao gosto do rei D. Carlos pela guitarra e pelo Fado, escreveu a letra do Fado, O Embuçado. Ori­ginalmente criado por Natália dos Anjos, a músi­ca foi composta pelo guitarrista José Marques Pis­calarete, que lhe deu o título de Fado Natália que, como tema musical, entraria igualmente no reper­tório fadista com outras letras. Os restos mortais de Gabriel de Oliveira re­pousam na Cripta dos Combatentes da Grande Guerra, em Lisboa.Vitor Duarte Marceneiro


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.