EnglishPortuguês

Custódio Castelo - Inventus

Discos - Agosto 07, 2012
ARC Music / 2012
Este álbum confirma o compositor inspirado e o exímio instrumentista que conferem Custódio Castelo como um dos mais inovadores músicos portugueses nesta área, aliando sempre a mestria a um sentimento, porque estas coisas do Fado são da Alma que guarda todos os segredos.

A música de Custódio Castelo reflete o seu criador, qual vagamundo, andarilho de muitos ritmos que os transporta para a guitarra portuguesa. Ao escutar este disco, vagueia-se por sonoridades díspares trinadas em 12 cordas que engenhosamente Custódio Castelo, qual mago, enleia nos clarinetes, na viola, no contrabaixo, nas percussões. 

Mas tudo isto afinal, é claro e simples como a natureza das coisas; Custódio Castelo regista-o na sua própria voz e mostra-se na sua plena criação, numa das músicas ouve-se a sua voz afirmativa, “Tragam a minha guitarra e venham todos”.

“A minha guitarra”, aquela que preparou para si, para melhor a aconchegar ao corpo, sentir-lhe
o coração e genialmente traduzir sentimentos que partilhamos seduzidos por um toque mágico;
único porque sempre diferente numa plenitude de pujança criativa.’’

Lisboa está naturalmente presente em todo o álbum, mas ouça-se “Sobre Lisboa”, e como o dedilhar da guitarra portuguesa nos passeia pela cidade, sobe colinas, desce calçadas, espraia-se nas praças, avança pelas avenidas, debruça-se nos miradouros e espreita o Tejo. O sexto tema, “In agradecimento Fado”, é um “obrigado” mas também um “bem-haja”a Amália Rodrigues. Outra memória que inspirou o músico foi a morna, e claro está a sua maior cultora: Cesária Évora. Ouça-se “In agradecimento Miss Morna”.

Ao enorme virtuosismo desta sua segunda obra, baseada na matriz cultural do Fado, juntam-se de uma forma quase imperceptivel, os suaves aromas da morna, tons épicos de tango e os improvisos do jazz .

Para além de Carlos Menezes no contrabaixo e de Carlos Garcia na guitarra clássica, músicos que integram a formação Custódio Castelo Trio, contou, ainda,  com a participação do acordeão de Richard Galliano, do violino de Ianina Khmelik, do clarinete de Pedro Ladeira, da guitarra de 10 cordas de Miguel Carvalhinho, do baixo acústico de Joel Pina, das guitarras clássicas de Jorge Fernando, José Elmiro Nunes e Alexandre Silva, das cordas  criolas de Vaiss Dias , das programações de Fernando Nunes, e da participação da classe de guitarra portuguesa  do 1ª Curso Superior de Guitarra Portuguesa da ESART.

O álbum é constituído por doze temas da sua autoria. “Inventus” foi gravado nos estúdios Pé de Vento. A captação, mistura e masterização, são da responsabilidade de Fernando Nunes (Naná) e Custódio Castelo..


Artigos Relacionados


Rentabilize o seu negócio!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.