EnglishPortuguês

RosaNegra - Vencedores Prémio Carlos Paredes 2012

Arquivo - Outubro 22, 2012
Tendo por intuito homenagear um dos maiores criadores e intérpretes musicais portugueses do século XX, bem como incentivar a criação e a difusão de música de qualidade feita por portugueses, o Município de Vila Franca de Xira instituiu em 2003 o Prémio Carlos Paredes.

No próximo dia 26 de outubro, às 21.30 horas, vai decorrer no Museu do Neo-Realismo um concerto com os vencedores ex-aequo da edição de 2012 do Prémio Carlos Paredes: André Carvalho e Rosanegra.
O concerto conta com a atuação de músicos do Ateneu Artístico Vilafranquense.

O projecto Rosanegra conta já com 5 anos de vida, 2 álbuns, muitos concertos e a certeza de que este caminho que se vai fazendo enquanto se caminha será o nosso eterno caminhar, cheio de tormentas e boas esperanças.

E, se o primeiro álbum, (“Fado Ladino”), tão aclamado e premiado pela crítica nacional e internacional e editado worldwide pela companhia anglo-americana ARC, tinha fundamentado a sua linhagem fadista no nosso passado sefardita e moçárabe, o segundo (“Fado Mutante”) aponta directamente para um futuro intemporal, com uma linguagem mais subtil e mais apaixonada, mais intemporal mas formalmente mais contemporânea, cheia de contrastes e improbabilidades, perspectivando o fado como um ser orgânico que, por estar vivo, está em constante mutação.

Evocando as nossas castas mais profundas e simultaneamente vislumbrando caminhos vindouros, Rosanegra conseguiu criar um contexto pleno de mistérios, delicadezas e arrebatos, ressonância duma diáspora passada e futura, essência imaterial do nosso destino / fado.

A banda é agora composta por Rui Filipe Reis (direcção, teclados e violões), Jonas Lopes (voz), Cindy Gonçalves (violino), Sandra Martins (violoncelo e clarinete), Marcos Alves (percussões) e José Paiva (guitarra portuguesa), sendo todos os temas da autoria do próprio R.F.Reis e de J.J.Galvão.


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.