EnglishPortuguês

Hélder Moutinho - 1987

Discos - Janeiro 31, 2013
Valentim de Carvalho / 2013
Fiel ao seu espaço temporal de criação de um álbum por quadriénio, o fadista, compositor e letrista Helder Moutinho regressa este ano às edições fonográficas com um álbum conceptual.

Chama-se “1987” e na sua base estão poemas originais, criados de raiz por João Monge, Pedro Campos, José Fialho e o próprio Helder Moutinho.

Depois dos álbuns «Sete Fados e Alguns Cantos» (editado no final de 1999), «Luz de Lisboa» (2004) e «Que Fado É Este Que Trago» (2008), o novo álbum foi gravado durante o mês de Julho, no Palácio do Marquês de Tancos, na Mouraria. Com Hélder Moutinho estiveram os seus cúmplices habituais: Ricardo Parreira (guitarra portuguesa), Marco Oliveira (viola), Fernando Araújo (baixo) e o produtor musical Frederico Pereira.

Fruto do seu amadurecimento como intérprete, compositor e criador de conceitos para os seus discos e espectáculos, «1987» conta quatro histórias independentes, cada uma delas composta por quatro poemas diferentes de cada um dos quatro letristas convocados para a escrita deste álbum. No total, dezasseis temas.

Todos eles inspirados em quatro contos originais, os poemas de Helder Moutinho respondem ao mote – autobiográfico -- «Os Dias da Liberdade» e os de Pedro Campos imaginam a vida da «Maria da Mouraria» enquanto os de João Monge contam «A História de Um Desencontro» e os de José Fialho relatam «A Ressaca de Uma Relação».

Esta ideia refletiu-se na gravação de um disco num espaço que reúne excelentes condições ambientais e acústicas, fora de um estúdio convencional. No mesmo local onde se realizaram todos os arranjos, as captações áudio, os vídeos e a sessão fotográfica.


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.