EnglishPortuguês

Marco Rodrigues - EntreTanto

Discos - Março 26, 2013
Universal Music / 2013
Disco de muitas vontades, "EntreTanto" marca, de forma indelével e inesquecível, um percurso que há muito se tornou ímpar.

Em «EntreTanto», Marco Rodrigues expõe, com intensidade e paixão, a demanda pela profundidade da sua identidade artística e a sua constante busca pelas várias ramificações do fado. «Coração Olha O Que Queres» é a primeira amostra retirada do novo álbum: partindo de uma composição clássica de outro estudioso, Custódio Castelo, Marco Rodrigues traz para este exercício entre o fado e o Minho um texto com mais de 500 anos (de Francisco Rodrigues Lobo), pejado de verdades absolutamente dúbias sobre o universo feminino.

São muitos os tons do fado. E são muitos os cantos escondidos dentro da tradição fadista - em «EntreTanto», assiste-se à procura por todas as soluções que o fado pode ter, com o universo feminino presente no grande olhar. O tema-título parte de um poema da clássica Manuela de Freitas. A estreante Isabel Noronha, a escritora Inês Pedrosa e o talento impressionante de Luísa Sobral empregam ao disco palavras escritas no feminino, que Marco Rodrigues aborda por entre o fado tradicional e a sua forma progressiva de ver a tradição.

Mais uma vez, Marco Rodrigues assume igualmente a composição. E convida os seus pares, amigos, colegas, almas próximas das muitas buscas por uma música, um fado, um momento único em cada música tocada e gravada. Tiago Torres da Silva (escrita) e Tiago Machado (composição e produção) assumem-se como parceiros fortes neste «EntreTanto».

Uma profunda devoção ao fado, à sua matriz tradicional e à desconstrução da mesma, num admirável trabalho, tanto na forma de fazer soar a sua voz quanto na produção, «EntreTanto» é um disco que soa como se Marco Rodrigues estivesse a cantar a um palmo de quem o escuta. Como se os músicos estivessem a pisar as cordas a pouco mais de um metro. Ainda mais íntimo do que uma casa de fado, «EntreTanto» resulta na força invulgar de alguém que sabe dirigir o «tanto» da sua busca por «entre» uma viagem única na história da música."


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.