EnglishPortuguês

Busto do fadista Fernando Maurício inaugurado em Lisboa

Arquivo - Julho 20, 2014
O fadista Fernando Maurício, criador de "Boa noite, solidão", falecido há 11 anos, é homenageado no domingo, em Lisboa, com a inauguração de um busto no bairro da Mouraria, onde nasceu e viveu.

A iniciativa é da junta de freguesia local e está marcada para as 12:00 de domingo, com a inauguração, na rua da Guia, do busto do fadista, em bronze, da autoria do escultor José Carlos Almeida.

Na ocasião, à qual assiste a filha do fadista, Cláudia Maurício, o intérprete Jaime Dias, que conviveu com o homenageado, interpretará dois fados do seu repertório, "Nasci na Mouraria" e "Igreja de St.º Estêvão".

Fonte da junta de freguesia de Santa Maria Maior disse à Lusa que "esta era uma aspiração há muitos anos dos residentes da Mouraria, que motivou até abaixo-assinados".

Na Mouraria, num edifício na rua do Capelão, uma placa, inaugurada por Amália Rodrigues em 1989, assinala o local onde o fadista nasceu.

O escultor José Carlos Almeida, de 47 anos, natural de Coimbra, autodidata, trabalha nas Caldas da Rainha, e foi discípulo de Humberto Elias.

O busto de Fernando Maurício junta-se a vários outros que o escultor, com uma carreira de cerca de 22 anos, já executou, e que se encontram em várias partes do país, designadamente em Tavira e em Fermedo, no concelho de Arouca.

José Carlos Almeida é autor de alguns monumentos em espaços públicos, nomeadamente ao bombeiro, no Cartaxo, ao pastor, em Belmonte, e aos animais autóctones portugueses, no Parque biológico de Vinhais, em Trás-os-Montes.

"Tenho feito vários trabalhos em bronze, mas trabalho mais em cerâmica, fibra de vidro e resinas", disse à Lusa o artista plástico.

A homenagem a Fernando Maurício, que foi apelidado em vida como "rei do fado", prossegue às 18:00, na rua da Mouraria, nas traseiras da capela de Nossa Senhora da Saúde, com a atuação de um elenco fadistas que inclui Jaime Dias, Conceição Ribeiro, Pedro Galveias, Filipa Cardoso, Diogo Rocha, Ana Marta, Artur Batalha, Ana Maurício, Luís Matos e Vitor Miranda, acompanhado à guitarra portuguesa por Eurico Machado e, à viola, por Ivan Cardoso.

Fernando Maurício, morreu aos 69 anos, em julho de 2003, e foi uma "figura incontornável" do meio fadista, como disse à Lusa Luís de Castro, da Associação Portuguesa Amigos do Fado (APAF).

"Podendo ter sido senhor de uma extraordinária carreira, pelos seus dotes e aptidões interpretativas, até certo ponto descurou-a, pois não era vaidoso ou materialista", disse Luís de Castro, seu amigo de infância.

"Foi uma opção do Fernando. Uma opção pela boémia e pela genuinidade fadista", disse à Lusa a fadista Maria Amélia Proença, que várias vezes partilhou o palco com Maurício.

"O fado é o meu bairro", disse Fernando Maurício numa entrevista à Lusa. Fernando Maurício começou a cantar aos 13 anos, depois de ter ficado classificado em 3.º lugar no concurso "João Maria dos Anjos".

Quando da sua morte, o musicólogo Rui Vieira Nery afirmou à Lusa que o fado de Fernando Maurício era "intenso, apaixonado, interior, sem técnicas de `show business` nem pretensões de chique intelectual".

O fado de Fernando Maurício assentava "na identificação emocional imediata entre o fadista e cada um dos seus ouvintes", rematou o catedrático da Universidade Nova de Lisboa.

Entre os prémios que recebeu contam-se os de Imprensa (1967), Prestígio e Carreira da Casa da Imprensa (1985 e 1986). Em 2001, foi feito sócio de Mérito da APAF, e recebeu a Medalha da Cidade e a comenda de Bem-Fazer pela Presidência da República.

Hoje à noite, a partir das 21:00, no jardim das Amoreiras, em Lisboa, a junta de Freguesia de Santo António tem prevista a exibição do documentário "Rei sem coroa", de Diogo Varela Silva, sobre a vida de Fernando Maurício, no âmbito do ciclo Cinema ao Ar Livre.Lusa


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.