EnglishPortuguês

Liliana Martins - Corpo-Fado

Discos - Fevereiro 19, 2015
Ana Soares Produções / 2014
"Corpo-Fado" é o disco de estreia da fadista sintrense Liliana Martins.

Liliana Martins apesar de cantar desde muito jovem, só aos 19 anos despertou para o Fado. Desde aí encarou esta sua faceta como uma constante descoberta que em Janeiro de 2011 a levou a conhecer o seu mestre e professor Jacinto Carminho que a apadrinhou e lhe tem ensinado todas as bases para ser uma boa artista, com personalidade própria e com um cariz muito profissional.
Todo este percurso culminou com este disco, produzido por Valter Rolo, é essencialmente um disco de originais, com uma forte inspiração no Fado mas muito mais abrangente tocando outras áreas da música portuguesa.

A tradição do Fado está lá nos 4 poemas inéditos escritos por Fernando Gomes dos Santos para fados tradicionais: "Há uma voz que me acorda", "Deste-me o teu corpo", "A vida passa depressa" e "As palavras que me dizes". Mas também num tema muito antigo, lindíssimo, do repertório de Amália Rodrigues "Confesso", onde a Liliana presta a sua homenagem à sua maior referência no Fado.

Mas "Corpo-Fado" é muito mais... é a alma do produtor e compositor Valter Rolo que assina a composição de 6 temas originais, que foram escritos por vários autores:
- Tiago Torres da Silva entrega o seu talento a "Como nos romances de cordel" e "Resto da tua vida".
- Cátia Oliveira envolve-nos com a sua escrita em "Canto da boca", "Às vezes" e ainda ao primeiro single do disco "Cai a noite" que foi composto por Manuel Graça Pereira.
- Paulo Espírito Santo mostra todo o seu virtuosismo em "Tango de um amor proibido" e "Ninguém nos faz naufragar!", este último em duas versões, onde numa delas podemos ouvir a maravilhosa voz da Vânia Fernandes em dueto com a Liliana Martins.

"Corpo-Fado" é ainda o produto de todo o talento das pessoas que trabalharam nele, como os músicos convidados, Celina da Piedade no acordeão e Vicky Marques na percussão. As vozes que estiveram em dueto com a Liliana Martins, Vânia Fernandes em "Ninguém nos faz naufragar!" e Maurício Cordeiro em "Esta Lisboa que eu amo" (um tema do repertório de Simone de Oliveira).

"Corpo-Fado" é o resultado da paixão, da crença e da persistência em querer chegar a mais pessoas e mexer com mais almas, daquelas que vivenciam o fado. Sem pretensões e com a autenticidade que lhe é muito particular Liliana Martins apresenta-nos este "Corpo-Fado" que dentro traz toda a sua alma.

Liliana Martins - Corpo-Fado
Liliana Martins - Corpo-Fado



Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.