EnglishPortuguês

Faleceu a fadista vilacondense Eliana Castro

Arquivo - Julho 10, 2007
A fadista vilacondense Eliana Castro faleceu hoje. Eliana Castro era um jovem talento do fado natural de Vila do Conde, onde recentemente actuou junto a Ana Moura nas comemorações das Festas de S. João daquela cidade.

Eliana Castro contava já com uma carreira de 6 anos, um CD gravado - A vida é só um fado - e dezenas de espectáculos no país e no estrangeiro , onde era frequentemente solicitada junto das comunidades portuguesas.

Recentemente a fadista deu uma entrevista ao semanário poveiro Póvoa Semanário, que o Portal do Fado reproduziu e publicou e que pode ser lida aqui.

"Talvez a música seja o afecto revelado entre o som e o ouvido. E talvez o deleite dos sentidos seja a alma a vir perto do corpo.
Eu acredito que todos temos alma e um caminho a percorrer para a conhecer. E acredito que a arte seja uma proposta para o fazermos, como se detivesse poderes mágicos para nos convocar a nós próprios; a nós próprios, do mais íntimo e insondável interior até à percepção dos sentidos.
O fado da Eliana Castro é, em cada partilha, a revelação da humanidade que um som pode conter. Entre a música e a Eliana vai o mundo, grato quando ela o canta, expectante quando ela o procura. Como se pela música ela se aproximasse dele, igual à alma aproximando-se do corpo, na verdade, porque só com artistas assim se sente a alma ao mundo.
Com um percurso sólido, já muita estrada corrida, a Eliana Castro chega à gravação do seu primeiro disco. A fadista vilacondense – sim, há fado longe de Lisboa e Coimbra – amadurece assim, a olhos vistos, com a memória de ter cantado em palcos onde já pisaram as grandes vozes dos nossos dias."
valter hugo mãe


Artigos Relacionados


Comentários
#1 helena oliveira 2011-11-16 11:13 se a nossa saudosa eliana fosse viva seria da minha idade…
também sou mãe e entendo o sofrimento daquela mãe, tal como a dos avós e claro do marido que a amavam tanto tal como todos os que tiveram o prazer de conviver com ela.
sou mãe de um menino simples que venceu precisamente o prémio revelação do fado na noite em que fizeram um memorial em sua homenagem.
kiko (francisco moreira) de seu nome promete não deixar esquecer o fado. mas nunca querendo tirar o lugar a esta grande fadista…
beijos e coragem para toda a familia e aqueles que tiveram a sorte de privar da amizade desta grande mulher…
Citação
#2 Isabel Maria Gomes 2011-11-16 13:51 Os meus sentimentos a toda a família, amigos e fãs e que sua voz fique eternamente entre nós. Citação
#3 Antonino Estrela Castro 2015-05-29 14:53 é com alegria e carinho que leio todos estes comentários enviados por
todos os amigos/as da minha menina a quem agradeço do fundo do meu
coração,ela está lá cima a fazer o que melhor sabe,a cantar um fado dedicado a todos vós.
Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.