EnglishPortuguês

Ana Moura

Fadistas - Actualizado em Março 07, 2019
No final da sua adolescência, fazia parte de uma banda de música pop/rock mas incluía sempre pelo menos um fado em cada actuação.

ra nasceu em Santarém onde cresceu num núcleo familiar em que todos cantavam em reuniões e acontecimentos particulares. Tal como todos os jovens, cedo desenvolveu o gosto por vários géneros musicais. No entanto, a vontade de cantar Fado nunca a abandonou.  Por essa altura, uma noite, por graça, foi com uns amigos a uma casa de fados e a pedido destes, cantou um fado pela primeira vez tendo sido recebida com entusiasmo.

Um ano mais tarde, numa festa de Natal, vários fadistas e guitarristas tiveram oportunidade de ouvi-la, entre os quais a Maria da Fé que a convidou para fazer parte do elenco da sua casa de fados, o Sr. Vinho. Esse foi o momento que projectou a sua carreira definitivamente no meio do Fado. A partir daí dedicou-se a ouvir muito Fado, nomeadamente Amália Rodrigues de quem admira a voz, a alma e a forma de improvisar, condições que considera essenciais num fadista.

Através do seu trabalho diário no Sr. Vinho, conheceu o compositor e guitarrista Jorge Fernando, músico residente na altura, tendo iniciado uma relação profissional e de cumplicidade que se mantém até hoje.

Oseu primeiro CD, "Guarda-me a vida na mão", foi editado em 2003 em território nacional e mais tarde em vários outros países; o disco angariou-lhe os mais rasgados elogios da crítica especializada portuguesa e internacional; mas para além da opinião dos "media", ficou claro que a sua voz se juntava ao grupo dos melhores intérpretes de fado pelo imediato interesse suscitado pelos seus espectáculos, realizados em vários países da Europa. Ainda no mesmo ano, a fadista actuou com grande êxito no prestigiado Town Hall, nos Estados Unidos. "Sou do fado, sou fadista" foi o tema que mais marcou o início da sua carreira.

Ao mesmo tempo que os seus concertos resultavam num êxito nas mais prestigiadas salas europeias, Ana Moura começa a preparação para o seu segundo álbum. Da selecção de temas feita resultou "Aconteceu", um duplo trabalho dividido em duas áreas temáticas: - O primeiro disco, a que se chamou "A porta do fado"", aborda o fado clássico e o segundo disco, intitulado "Dentro de casa", debruça-se sobre o fado tradicional. A produção, a exemplo do que acontecera no primeiro registo discográfico, esteve a cargo de Jorge Fernando, que fez também a maioria dos arranjos.

Por altura da edição de "Aconteceu" (2004), Ana Moura recebe um convite para actuar no célebre Carnegie Hall, de Nova Iorque, em Fevereiro de 2005, para além de outros concertos a realizar noutras cidades norte-americanas.Coma lotação esgotada, Ana Moura torna-se assim na primeira cantora portuguesa a actuar na mítica sala nova-iorquina, facto que não só a consagra em definitivo fora da Europa, como lhe abre de par em par as portas parauma sólida carreira internacional.

Resultante do seu sucesso além-fronteiras e do crescente êxito que vem gradualmente a obter nos Países Baixos, Ana Moura é convidada para outra digressão na Holanda, que tem como principal destaque a actuação no célebre Concertgebouw de Amesterdão, em Novembro de 2005, e na nomeação do seu disco "Aconteceu" para os prestigiados prémios de World Music - os Edison Awards.

De destacar ainda a participação, a convite do produtor de cinema Paulo Branco, no Festival Internacional de Cinema de Cannes, na sala de concertos do Hotel Majestic e a actuação no âmbito do 7th Annual World Music Festival, no Double Hill de Chicago. Em 2006, Ana Moura inicia mais uma digressão na Holanda, para em Abril se deslocar aos Estados Unidos para dois concertos, já esgotados, noutra sala mítica, o The Getty Museum, em Los Angeles, e outro em Seattle.

Depois do grande sucesso obtido pelo volume 1 de "The Rolling Stones Project" - canções do grupo interpretadas por artistas da área "pop/rock", Tim Ries saxofonista da banda e mentor do projecto, juntamente com os próprios Stones, decidiram avançar para a edição do segundo volume, convidando artistas da área musical conhecidacomoWorld Music.
Tim Ries, fã de Amália Rodrigues e do fado em geral, depois de tomar contacto através da compra de um disco de Ana Moura, no Japão, desde logo decidiu convidá-la para o novo trabalho. Aproveitando o concerto dos Stones no Porto, deu-se assim o encontro, e a consequente gravação de dois temas, adaptados para fado por Jorge Fernando e Custódio Castelo.

Nofinal de 2006, Ana Moura começou a gravar o seu terceiro disco de originais,comedição no primeiro semestre de 2007. Em "Para além da Saudade", Ana Moura interpreta temas tradicionais, como é o caso do Fado Blanc ou do Fado Azenha mas continua a arriscar em novas letras, músicas e parcerias, cantando poemas de Fausto (Nascidos do mar), Amélia Muge (o Fado da Procura) ou Nuno Miguel Guedes (Mapa do coração) mas também, e uma vez mais, de Jorge Fernando, produtor musical do disco e autor/compositor de alguns dos temas.



Artigos Relacionados


Comentários
#1 Manuel Carlos 2011-04-20 10:18 Ana Moura é a prova evidente que o fado é e sempre será a Voz da Alma Portuguesa. Citação
#2 Mariana Piedade 2015-03-28 13:41 Ana Moura, uma fadista com uma alma inquestionável. Para mim, é uma das melhores fadistas da atualidade. Uma das coisas que mais gosto na Ana Moura, é a forma como se entrega ao fado: com tanto amor. Espero que assim continue durante muito mais tempo. Um grande beijinho Citação
#3 José Carlos de Souza Sério 2015-10-28 08:29 Ana Moura é uma figura emblemática do fado, com uma voz incomparável e que soube preparar-se para percorrer a estrada difícil da arte de cantar. Soube escolher o repertório que melhor se coaduna à sua voz e escolher músicos de grande carisma, conseguindo, deste modo, interpretações que nos prendem os sentidos e nos deslumbram, tal a magia que emana aquando a sua intervenção. Por tudo isto, espero continuar a ter o prazer de a ouvir, na certeza de que o seu nome ficará gravado, a letras de oiro, na história do nosso fado. Citação
REVELADO o grande segredo de Cristina Ferreira!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.