EnglishPortuguês

Braga fez silêncio para se ouvir cantar o fado

Arquivo - Julho 14, 2019
As noites de fado entretêm os bracarenses desde 2016 e contam com o apoio da associação Fado com Arte.

As freguesias de São Lázaro e São João do Souto promoveram, ontem, dia 12, uma noite de fados no anfiteatro do Parque da Ponte, em Braga. “Além de ser Património Imaterial da Humanidade, é importante partilharmos o fado por ser tão querido entre os portugueses”, disse João Pires, presidente da União de Freguesias.

A noite ficou marcada pelo vermelho e preto, cores típicas da cultura fadista. O anfiteatro de pedra enchia-se à medida que se aproximava a hora do espetáculo. Afinaram-se as guitarras portuguesas e aqueceu-se a voz. Em palco, três guitarristas acompanhavam as fadistas da noite, já conhecidas do público. Joana Silva, Juliana Duarte e Conceição Brito cantaram à vez, enquanto os bracarenses acompanhavam o ritmo com palmas. Manuel Lima, Henrique Lima e Gaspar Martins dedilhavam os instrumentos.

Pelo palco passaram grandes clássicos do fado português, como “Cheira Bem, Cheira a Lisboa”, “A Chuva”, “Rosa Branca”, “Havemos de Ir a Viana”, entre outras. Coube a cada artista entreter o público com seis músicas, divididas em duas rondas. A noite terminou com as fadistas a cantar em uníssono, juntamente com a plateia, a música “Uma Casa Portuguesa”.

As noites de fado nasceram em parceria com a União de Freguesias de São Lázaro e São João do Souto e a Associação Cultural e Recreativa Fado com Arte. Manuel Mendes, membro do grupo cultural e organizador do evento, revelou que “as expectativas costumam ser altas e tem havido sempre muita adesão todos os anos”. Sobre a associação Fado com Arte, esta celebrará o seu 3.º aniversário este verão: “Aqui em Braga há muitos fadistas, por isso nós achamos que deveríamos formar uma associação para dar apoio, divulgar, contratar os artistas e apresentá-los numa noite de fado”.

No final do espetáculo, apelou-se à presença de todos nas futuras noites de fado. No próximo mês, a mesma iniciativa terá lugar na Praça dos Arsenalistas, em Braga, e em setembro será a vez do centro histórico ouvir fado.


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.