EnglishPortuguês

José Viana: toda a discografia agora disponível no digital

Arquivo - Dezembro 06, 2019
Discografia editada na Valentim de Carvalho disponibilizada em todas as plataformas digitais, com artwork das edições originais.

José Viana, homem da cultura de muitos interesses artísticos, nasceu em Lisboa, a 6 de Dezembro de 1922.
Aos 13 anos, começa a desenhar para o «Jornal O Senhor Doutor», suplemento de «O Século», «Pim Pam Pum», a fazer capas para o «O Papagaio». Torna-se cantor em conjuntos que animam sociedades de recreio, passando mais tarde para cantor de cabarets como o Arcádia, enquanto vai subindo na carreira de desenhador-tipógrafo, passando depois à de publicista de cinema, na Sonoro Filmes.

O teatro chega a José Viana como cenógrafo, actividade iniciada na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul. O Teatro de Revista eleva-o ao estatuto de estrela nacional. A sua excelente voz dá corpo a grandes êxitos musicais como por exemplo “Zé Cacilheiro” (1966), de “Zero, Zero, Zero - Ordem para Matar» que marca definitivamente o estilo do próprio artista.

No cinema, José Viana tem uma carreira longa, mas pouco intensa. Começou em pequenos papéis como em o “Cerro dos Enforcados”, de Fernando Garcia (1953) e “Perdeu-se um Marido”, de Henrique Campos (1956) mas foi em “O Recado” (1972), de José Fonseca Costa, a “A Fuga” (1976), de Luís Filipe Rocha, “A Ilha” (1990), de Joaquim Leitão, e o “Fim do Mundo” (1992), de João Mário Grilo, que o seu talento é mais reconhecido.

Na Valentim de Carvalho, José Viana editou doze discos entre 1961 e 1979, originalmente em vinil. Da revista ao fado, em estúdio ou no palco, estes registos fonográficos retratam a sua genialidade.

A discografia integral está agora disponível em todas as plataformas digitais, mantendo as capas das edições originais, que são igualmente uma referência estética da sua época.


Artigos Relacionados


REVELADO o grande segredo de Cristina Ferreira!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.