EnglishPortuguês

Teresa Tarouca

Fadistas - Actualizado em Novembro 11, 2019
O Salão dos Bombeiros de Oeiras foi palco da estreia de Teresa Tarouca, que cantou o fado com apenas 13 anos.

Nascida em janeiro de 1942, Teresa de Jesus Pinto Coelho Telles da Silva adotou o nome artístico de Teresa Tarouca, indo buscar um velho apelido de família.

“Testamento”, na década de 1960, “Mouraria”, “Deixa que te cante um fado”, “Saudade, silêncio e sombra”, “Meu bergantim”, “O resineiro”, "Fado, dor e sofrimento", "Passeio à Mouraria", "Ora bate, bate" contam-se entre os sucessos de Teresa Tarouca.

Oriunda de uma família ligada à música – é prima de Frei Hermano da Câmara e prima afastada de Maria Teresa de Noronha –, Teresa Tarouca começou a cantar aos 11 anos em espetáculos de beneficência, o que levou especialistas em música a considerarem-na a “menina-prodígio” da década de 1950.

No fado, estreou-se aos 13 anos, no Salão dos Bombeiros de Oeiras, tendo em 1958 recebido o Óscar da Imprensa, segundo o ‘site’ do Museu do Fado.

Em 1962, assinou o primeiro contrato de gravação, com a então editora RCA, e, em 1964, recebeu o prémio da Imprensa, ou Prémio Bordalo, na categoria Fado.

Cantou poemas e músicas de fados clássicos de autores como António de Bragança, João de Noronha, Alfredo Marceneiro, Pedro Homem de Mello, Francisco Viana, Maria Manuel Cid, Casimiro Ramos, João de Noronha, Nuno de Lorena João Ferreira-Rosa, Alda Lara, entre outros.

Teresa Tarouca foi a primeira fadista a cantar Fernando Pessoa.

Em 1973 foi convidada para o Festival RTP da Canção, em cuja primeira parte interpretou “Cai chuva do céu cinzento”, fado que criou com letra do autor de “Mensagem”.

Durante a sua carreira artística, a fadista apresentou-se em palcos de vários países, nomeadamente, Dinamarca, Bélgica, Espanha, Estados Unidos da América, Brasil e em Macau.

Em 1989, foi editado o disco “Tereza Tarouca canta Pedro Homem de Mello”, trabalho considerado emblemático na carreira da fadista.

Em maio de 1994 comemorou os 33 anos de carreira no Teatro Tivoli, em Lisboa, tendo continuado a cantar com regularidade.

Em 1996, atuou no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e em 2003, no restaurante e casa de fados “Velho Páteo de Sant´Ana”, em Lisboa, onde foi fadista residente.

Em 1997, participou como "Atração de Fado" na revista “Preço Único”, no Teatro ABC, ao Parque Mayer, e, um ano depois, participou no musical “Fado… Esse malandro vadio”, de João Núncio com encenação de Francisco Horta.

Em junho de 2013, o então Presidente da República Cavaco Silva atribuiu-lhe o grau de comendadora da Ordem do Infante D. Henrique.

A última atuação de Teresa Tarouca em público data de outubro de 2013, durante a VIII Gala Amália, no Teatro S. Luiz, em Lisboa, recebeu o Prémio Amália de Carreira.

Teresa Tarouca morreu no dia 11 de Novembro de 2019, no Hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa, aos 77 anos.


Artigos Relacionados


Comentários
+1 #1 Maria Lisboa 2009-06-18 19:52 A voz dela é um espanto! Adoro ouvi-la em "Não sou fadista de raça", ando viciada nesse fado. Citação
#2 alzira fragoso 2009-12-25 21:14 teresa tarouca e para mim a fadista mais romantica a que tem a voz mais bonita de sempre tinha os meus 14 anos quando ela lancou o fado saudade silencio e sombra eu nao me fartava de ouvir tal e qual cmo agorasou residente a 34 anos no canada eu oice tarouca todos os dias i love you teresa eugosto de tudo que e teu mas em particolar nao sou fadista de raca aguias perdidas saudade silencio e sombra um beijinho muito grade para ti gostaria e pagari qualquer preco para te ver cantar pensa vir um dia ao canada a toronto onde estou radicada sou natural dos acores sao miguel… Citação
#3 MCONCEICAO SEVERINO 2016-01-04 03:50 Adoro o fado ,adoro a Teresa Tarouca sempre fui sua admiradora ,de todos os seus fados ,sua voz me marcou para sempre ,so a vi uma vez num programa de televisao chorei porque adorei ,desejo sinceramente que esteja bem ,e de um geitinho de a puder-mos ver mais vezes ,minha admiracao continuara enquanto eu viver ,muita saude paz amor e felecidades ,se lembre que tem muitos admiradores por esse Mundo aonde a almas Portuguesas ,beijinho .. Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.