EnglishPortuguês
Arquivo - Março 07, 2008
A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) declarou que "Fado da Saudade", distinguido com o Prémio Goya, tem música do Fado Menor que "é tradicional e como tal isento de direitos".

Segundo uma nota enviada à Lusa, o maestro Pedro Osório da SPA esclarece que "a opinião da administração, com os dados de que dispõe, é que o Fado da Saudade, com letra de Fernando Pinto do Amaral, tem música do Fado Menor, que é tradicional e como tal isento de direitos".

O investigador Vítor Duarte, neto de Alfredo Marceneiro, reivindicou para o seu avô a autoria e cobrança dos respectivos direitos da música do "Fado da saudade" e pôs em causa a distinção do Prémio Goya.

Segundo Vítor Marceneiro, o "Fado da Saudade" é um Fado Menor em versículo, cuja autoria é de Alfredo Marceneiro, data de 1928 e o seu registo foi reconfirmado pela SPA em 1967.

Para a SPA, a quem Vítor Duarte Marceneiro apelou, "o Fado Menor, bem como outros fados tradicionais, não tem uma melodia fixa, pelo que o intérprete improvisa ou planeia a melodia que vai utilizar".

O fadista Carlos do Carmo afirmou na ocasião à Lusa "estranhar a atitude" do neto de Alfredo Marceneiro, pois "haverá um fado menor em versículo de Marceneiro como um fado menor em versículo de Joaquim Campos ou de outros".

Carlos do Carmo assinalou que a música para a qual Fernando Pinto do Amaral escreveu um fado em versículo "surgiu a pedido de Carlos Saura [realizador do filme] que pretendia dar um olhar sobre o fado".

Segundo o fadista, com 45 anos de carreira, e que conviveu com Alfredo Marceneiro, "o apêndice musical que é criado à melodia do fado menor é específico de quem o faz, residindo aí a sua criatividade, sem prejuízo de Alfredo Marceneiro ter feito a sua autoria".

"Fado da Saudade" faz parte da banda sonora do filme "Fados" de Carlos Saura, tendo recebido no passado dia 03 de Fevereiro o Prémio Goya da Academia de Artes Cinematográficas de Espanha, para a Melhor canção Original.
NL/Lusa


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.