EnglishPortuguês

António Chaínho - Lisboa Rio

Discos - Março 27, 2008
Movieplay / 2000
António Chainho é um reconhecido mestre da Guitarra Portuguesa, muito apreciado além fronteiras tendo realizado dezenas de espectáculos por quase todas os cantos do mundo.

A sua carreira vem já de longa data, quando acompanhou os grandes fadistas portugueses: de Amália a Marceneiro, de Carlos do Carmo a Hermínia Silva.

Distante de uma visão ortodoxa da Guitarra Portuguesa, António Chaínho há muito que procura a fusão deste instrumento com outras culturas, procurando desenvolver um certo experimentalismo à volta da Guitarra tradicionalmente ligada ao Fado. Um marco importante disso mesmo foi a sua participação num disco de Maria Dollores Pradera, uma das maiores referências da música espanhola, ao lado de José Luís Alto e Carlos Cano.

A sua dedicação à divulgação da Guitarra Portuguesa evidenciou-se com o muito bem sucedido "A Guitarra e Outras Mulheres", um disco com a participação de Teresa Salgueiro, Filipa Pais, Marta Dias, Sofia Varela e das brasileiras Elba Ramalho e Nina Miranda.

Este Lisboa-Rio é, novamente, uma incursão nas capacidades tímbricas e rítmicas deste instrumento ligado ao fado, desta vez a servir de suporte aos sons vindos do Brasil. Vários Nomes consagrados da Música do outro lado do atlântico emprestam a voz e a mestria nos arranjos destes doze temas, com autorias distribuídas pelo poróprio Chaínho, Caetano veloso, Celso Fonseca, Gilberto Gil, entre outros.

É de destacar a participação de Virgínia Rodrigues no tema "Fado Moderno" - com versos de Ronaldo Bastos e Celso Fonseca - que de resto assumem grande parte das letras cantadas neste disco. Igualmente interessante é a participação de Ney Matogrosso no tema "Os argonautas", um original de Caetano Veloso.

Instrumentalmente este disco é também extraordinário. "Asa Branca", de Luiz Gonzaga transveste-se aqui de contemporaniedade, enquanto a famosa "Valsinha" de Vinícius de Morais e Chico Buarque, revisita de certa forma o ambiente da sua versão original.

Os temas instrumentais Rio 6:30 e Lisboa 23 H (originais de António Chaínho), mostram definitivamente que a Guitarra Portuguesa é, antes de mais, um instrumento extraordináriamente versátil e belo. Nas mãos do mestre.


Artigos Relacionados


Atraia mais clientes e mais negócios!
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.