EnglishPortuguês
Arquivo - Abril 04, 2008
vendamusica.jpg
Venda de música continua em queda

A venda de música no mercado português em formato áudio e digital sofreu uma quebra de 6,1 milhões de euros em 2007, com as editoras a facturarem um total de 44,5 milhões de euros, revelou a Associação Fonográfica Portuguesa (AFP).

No ano passado, as editoras discográficas facturaram cerca de 44,5 milhões de euros com venda de música, sobretudo em CD e em digital, menos 12% do que em 2006, ano em que a facturação ultrapassou os 50,6 milhões de euros.

"Estamos perante um quadro de evolução complicado, depressivo. Vamos acumulando perdas ano após ano sem haver um correspondente aumento do mercado digital que alivie perspectivas para o futuro", afirmou, à Lusa, o presidente da AFP, Eduardo Simões.

De acordo com o relatório da AFP sobre o mercado discográfico, em 2007, venderam-se 7,9 milhões de unidades de álbuns discográficos, com o suporte CD ainda a dominar as vendas (6,7 milhões).

No que se relaciona a lançamentos discográficos, na edição de música portuguesa, predominam os álbuns de pop/rock, que renderam 4,2 milhões de euros de facturação para as editoras, seguindo-se a música ligeira (1,8 milhões de euros) e o fado (1,3 milhões de euros).

O mesmo acontece quando se fala na edição discográfica de grupos e artistas estrangeiros em Portugal, com o pop/rock a ser o mais lucrativo, com 14,5 milhões de euros, muito à frente dos 1,1 milhões de euros de facturação com a música clássica.

Apesar da quebra que a indústria discográfica sofreu em 2007, a venda de música exclusivamente em formato digital registou um aumento de 2,1 milhões de euros para 2,6 milhões de euros, com 225.433 descarregamentos (downloads) legais.

A maior fatia nesta área foi para os conteúdos de música para telemóveis - 1,9 milhões de unidades -, a maioria toques telefónicos pagos (1,2 milhões de unidades), que renderam 1,6 milhões de euros.


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.