EnglishPortuguês
Arquivo - Maio 10, 2008
chainho.jpgAntónio Chainho abre escola de guitarra portuguesa

Depois de percorrer o mundo e se consagrar como um dos maiores guitarristas portugueses, António Chainho regressou às origens, no Alentejo, onde concretiza este sábado o sonho de ensinar a arte que começou por aprender com o pai na pequena aldeia de São Francisco da Serra, noticia a Lusa.

A Escola de Guitarra Portuguesa Mestre António Chainho, em Santiago do Cacém, nasceu da vontade do guitarrista e do gosto do presidente da câmara local, Vítor Proença, por aquele instrumento.

Há cerca de dois anos que todas as segundas-feiras ao final da tarde soa o fado e a guitarra portuguesa no edifício do antigo Liceu de Santiago, agora alugado pela autarquia e onde estão instaladas diversas instituições. A escola de Mestre Chainho é uma delas.

Sob a sua orientação, uma dúzia de alunos, dos nove aos 67 anos, aprende os segredos da sonoridade da guitarra portuguesa.

Uma vida ligada ao fado

Começaram por ser 14 os alunos de Mestre Chainho, mas, apesar de uma ou outra desistência, «a base mantém-se», refere, orgulhoso do trabalho conseguido junto de crianças e adultos.

«Uma das coisas que pensei um dia foi fazer qualquer coisa em relação à guitarra portuguesa. Porquê? Quando chego a Lisboa ninguém ensinava, aprendi tudo à minha custa», conta.

Pensou então numa escola de guitarra portuguesa e depois na sua terra, mas o primeiro projecto viria a ser concretizado em Lisboa.

Porém, encontrava-se na altura, num período áureo da carreira, que coincidiu com o lançamento de um disco de grande sucesso, pelo que as inúmeras solicitações para espectáculos o impediram de desenvolver o ensino.

Mais tarde, iniciou conversações com a Câmara de Santiago para uma escola no concelho, que acabou por conseguir quando soube que o actual presidente do município era um grande admirador da guitarra portuguesa.

Acredita ainda que, dentro uma década ou duas, a guitarra portuguesa poderá vir a ser ensinada nas escolas como formação de base.

Uma mulher à guitarra

Uma das curiosidades da escola é a presença feminina, destaca António Chainho: «Não há grande tradição de mulheres a tocar guitarra portuguesa, há uma ou outra. Aqui há uma que se calhar qualquer dia vai substituir-me como a primeira guitarrista a ser conhecida de Santiago do Cacém».

Susana, 31 anos, é uma das alunas de António Chainho. Desde sempre ouviu fado por influência da família e quando soube da escola decidiu aprender a tocar, mas, garante, «é apenas pelo prazer».
Lusa


Artigos Relacionados


REVELADO o grande segredo de Cristina Ferreira!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.