EnglishPortuguês

Marco Rodrigues

Fadistas - Actualizado em Março 07, 2019
Marco Rodrigues apenas sabe, até aos quinze anos, que o fado é um género musical e que a sua maior diva é Amália Rodrigues.

Quis o destino que o fado lhe entrasse pela vida, sem pedir licença, quando se muda para Lisboa, vindo do Norte de Portugal. E toda a sua vida muda…

Marco Rodrigues passa a infância e a adolescência sem qualquer ligação ao fado embora sempre em contacto com outros géneros musicais. Mas o destino, esse, leva-o para o fado – concorre à Grande Noite do Fado 1999, no Coliseu de Lisboa, e vence na categoria Sénior, apesar da tenra idade.

Poucos meses depois, Marco Rodrigues estreia-se como profissional no Café Luso, em Lisboa – onde ainda é hoje fadista e violista residente, para além de director artístico.

Um ano depois do lançamento do seu primeiro álbum – “Fados da Tristeza Alegre”, Marco Rodrigues é distinguido com o Prémio Amália Rodrigues 2007, na categoria Revelação.

Marco Rodrigues grava “O Tempo a Cantar” (original de Fernando Alvim que integra o álbum “Fados e Canções do Alvim”), a convite do reconhecido músico, e participa no concerto “Fernando Alvim e Convidados”, na Casa da Música, no Porto.

Em 2010, Marco Rodrigues edita o seu segundo álbum – “Tantas Lisboas” (label Universal Music Portugal) que tem como convidados Carlos do Carmo e Mafalda Arnauth e conta, entre os compositores e letristas, com Boss AC, Tiago Torres da Silva, Inês Pedrosa e Tiago Machado, que assina também a produção do álbum. Em “Tantas Lisboas” Marco Rodrigues canta a sua paixão por… Lisboa.

“Tantas Lisboas” apresenta clássicos – como o lendário “Fado do Estudante” (interpretado por Vasco Santana no filme “A Canção de Lisboa”), alguns originais como “Rapsódia do fado que ninguém quer”, que reúne alguns fados tradicionais num só tema (prática que tem caído em desuso junto da comunidade fadista), e, ainda, dois temas com música composta pelo próprio Marco Rodrigues (“Onde vou” e “O inverso do fado”).

A cidade de Lisboa está naturalmente presente em muitas canções do álbum. De todas elas, Marco Rodrigues destaca “O Homem do Saldanha” – um dueto com Carlos do Carmo, pelo qual Marco Rodrigues sente imenso orgulho, com letra de Boss AC e música de Tiago Machado.

Para além de Boss AC, outros dois poetas contemporâneos dão um importante contributo ao mais recente álbum de Marco Rodrigues: Inês Pedrosa (“Em água e sal”) e Tiago Torres da Silva (“A Rima mais bonita”; “Tantas Lisboas”; “Rapsódia do fado que ninguém quer” e “Valsa das paixões”): “Eu não conhecia a Inês Pedrosa quando participei no Festival RTP da Canção, a convite do Tiago Machado, e foi o Elvis Veiguinha que pediu à Inês Pedrosa para escrever a letra. Tê-la conhecido foi uma experiência fantástica e gosto especialmente da forma como retrata Portugal e as suas conquistas, nesta letra. O Tiago Torres da Silva é um poeta com uma sensibilidade especial a escrever para fado. Por vezes há letras que têm que ser adaptadas, por questões de dicção ou por o intérprete não se sentir confortável a cantá-las, mas no caso do Tiago Torres da Silva não é preciso mexer”.

Um ano após o concerto de lançamento de “Tantas Lisboas”, e depois da digressão que apresenta o novo álbum de norte a sul do país, Marco Rodrigues regressa a Lisboa para o primeiro concerto numa grande sala e convida Fernando Alvim, Mafalda Arnauth, Tiago Machado e Micael Gomes para concerto no Teatro da Trindade, a 28 de Outubro de 2011.

Em agosto de 2011, Marco Rodrigues viaja para o Rio de Janeiro, a convite da cantora brasileira Maria Gadú, para gravar um tema no seu novo trabalho. “Mais uma Página”, editado no Brasil em dezembro de 2011, integra a “A Valsa”- o dueto de Marco Rodrigues com Maria Gadú.

Ao longo dos últimos anos atua em Portugal, Espanha, França, Suíça e Inglaterra, a par de nomes como Carlos do Carmo e Ana Moura, destacando-se a participação no concerto de Mariza, no Royal Festival Hall, em Londres.


Artigos Relacionados


Comentários
#1 Tremdesmantelado 2009-01-05 23:31 Gostaria de seber se Marco Rodrigues é o Marco André
Zé Canas
Citação
+2 #2 anapires2004 2009-04-01 02:09 Boa noite. Marco Rodrigues e Marco André são dois fadistas completamente diferentes.
Marco André, conhecido por Marco Oliveira com o seu recente album Retrato, nada tem haver com o fadista Marco Rodrigues.

Cumprimentos
Citação
#3 Simone147 2009-08-21 18:08 O Marco Oliveira sem duvida nenhuma é actualmente uma das melhores vozes de fado e não só é um excelente viola ,poeta e compositor Citação
#4 António Andrade 2015-11-27 16:25 Mais humildade e menos vedetismo não te faziam mal. Há vozes bem melhores e que tem de ser mais valorizadas. Marco Rodrigues foge do verdadeiro fado, do fado puro! Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.