EnglishPortuguês

Amália Rodrigues - Cantigas de Amigos

Records - Novembro 22, 2006
Columbia / 1971
Este álbum fantástico, intitulado Cantigas de Amigos  apresenta-nos, acompanhados à Viola e à Guitarra, Natália Correia, Amália Rodrigues e José Carlos Ary dos Santos (e a presença implícita de Maluda que desenhou a capa do disco).

O que resulta desta reunião é absolutamente genial. A extraordinária capacidade vocal de Amália, a megalomania de Natália Correia e a genialidade de Ary dos Santos resultam numa harmonia perfeita... são minutos de puro deleite e prazer... cada palavra dita faz-nos vibrar que nem cordas de guitarra.  Infelizmente este disco não conhece edição em CD, o que me parece incompreensível e, acima de tudo, um crime.  O mesmo sucede com outras obras de outros artistas.

Do lado A deste disco constam: - Vim esperar o meu amigo, Cantiga de Amigo (Tenção) de Bernaldo de Bonaval, com Amália e Ary - Vem comigo irmã, Cantiga de Amigo de Fernando Esguio, com Natália - Perigosas elas são, Cantigo de Escárnio de D. Afonso X de Castela e de Leão, o Sábio, com Ary - Ah quisesse Deus, Cantiga de Amigo de D. Dinis, com Amália - Senhora que bem pareceis, Cantiga de Amor de Mestria de D. Dinis, com Ary - ... E pedem-me agora o que não devia, Cantiga de Amigo de João Garcia de Guilhade, com Amália - O rapinante, Cantiga de Escárnio de João Airas, de Santiago, com Natália - Uma pastora delgada, Cantiga de Amigo (Pastorela) de D. Dinis, com Ary e Natália

Do lado B constam: - Lá vão as flores, Cantiga de Amigo de Paio Gomes Charinho, com Amália - Nem por rei ou infante, eu me trocaria, Cantiga de Amor de Refrão de D. Dinis, com Ary - Sejamos como toda a gente, Cantiga de Amigo de Mestria de João Garcia de Guilhade, com Natália - Ermida de São Simeão, Cantiga de Amigo de Mendinho, com Amália - Ai Dona Feia foste-vos queixar, Cantiga de Maldizer de João Garcia de Guilhade, com Ary - Amores eu tenho, Cantiga de Amigo (Tenção) de Pero Meogo, com Amália e Natália - Alegre eu ando, Cantiga de Amigo (Alba) de Nuno Fernandes Torneol, com Natália

Transparece, em cada uma das Cantigas, o cuidado e a paixão que cada trovador deste disco tem pelas palavras. Claro está que a adaptação das cantigas ficou a cargo de Natália Correia, como já o fazia adivinhar a colaboração no disco Amália e Vinicius, este sim editado em CD, onde Natália adianta que está a preparar uma adaptação do Cancioneiro Medieval para português recente.

Engraçado também é o texto que nos aparece na contra-capa do albúm, escrito por Ary dos Santos, e que a seguir vos transcrevo: «Era uma vez um livro muito bonito, que cheirava muito bem. Umas vezes a flores, outras vezes a urtigas. Mas a urtigas sadias. Tinha sido feito pela Natália Correia que o desenterrara de alfarrábios muito, muito velhos, com mãos de chama e de poeta. Escusado será, pois, dizer que o livro era de poemas. Eis senão quando, uma bela noite em casa da Amália, os tais poemas sairam das páginas e ganharam voz. Pareciam ervas dançando no meio da sala. O Fontes Rocha foi-os apanhando um a um e fez com eles um feixe de música. O Carlos, o Pedro e o Joel, ajudavam muito. E a Amália deu-lhes um nome como só ela sabe: Cantigas de Amigos. O resto? O resto foi apenas convivio e entendimento perfeitos. Às vezes, pela meia-noite, os poemas tinham fome e comiam sopa de coentros e arroz de bacalhau. O Rui e o João também apareceram e ficaram calados que nem ratos ao pé do Ribeiro, que é um mágico que sabe fazer música com luzes, enquanto este regia a orquestra. Depois, chegou a bruxa Maluda (que por sinal é bem bonita) a cavalo numa vassoura, com um pincel e uma tesoura. E zás, pôs-nos a todos na Idade Média. Parece uma história para meninos, é certo. Mas não é verdade que, no Natal, todos gostamos de nos sentirmos um pouco mais crianças? Ou anjos com caracóis de fios de ovos, como diz a Natália...»
José Daniel Ferreira


Related Articles


Não procure mais... está tudo aqui!
Não procure mais... está tudo aqui!

Social Network

     

Newsletter

Subscribe our Newsletter.
Stay updated with the Fado news.

Portal do Fado

© 2006-2024  All rights reserved.