EnglishPortuguês

Dâna

Fadistas - Actualizado em Agosto 04, 2023
Ao estudar as seis etapas da carreira do “Bodhissatava”, adoptou um nome que lhe diz muito, Dâna ou seja “Dom da Partilha”.

Adoptou-o como forma de agradecer a “Deus” a capacidade de cantar e poder partilhar com os outros falando de Luz, Esperança, Liberdade e Amor.

Dâna pertence à nova geração do Fado. Compositora e poetisa, ama as tradições. Nascida no meio da cultura popular, herda do seu avô, Sebastião Mateus Arenque, poeta popular, escritor e mentor da cultura tradicional na região da Azambuja, um gosto nato pelas tradições e cultura Portuguesa, e através dos seus pais, nasceu embalada pelo fado. Mas foi apenas aos 21 anos em 2001 que, ao participar no Festival da Canção e obtendo o 3º lugar, que se entregou à música.

Lança o seu primeiro trabalho a solo em 2003 com o titulo “Cantar Português”, onde opta por uma fusão de música tradicional portuguesa, fado e electrónica. Foi editado no Japão, Países de Leste e Norte da Europa, e em colectarias juntamente com nomes como Deep Forest, Enigma e Air.

Aos 27 anos, Dâna decide gravar um álbum dedicado inteiramente ao Fado, nascendo assim ”Sei Finalmente”, que mostra a expressão de uma fadista em ascensão que pela voz vai colorindo poemas monocromáticos. O Fado nasce de um encontro entre a emoção e a razão, ou seja, a vida, esse mistério que acontece sem se ver apenas ouvindo e sentindo.

O seu terceiro trabalho a solo acontece em 2009 e reflecte um caminho percorrido, e é por entre muitos palcos e públicos percorridos, que finalmente se reencontra como artista e, acima de tudo, como fadista. “Fado que te amo” conta com fados tradicionais entre os quais, o fado alexandrino, o fado das horas, o fado menor, o fado cravo, entre outros e onde Dâna nos presenteia poemas da sua autoria e de Vasco Lima.

É um albúm que nos mostra alma de uma fadista a nú, onde o fado se apresenta desprotegido, chorado, enjeitado, castiço e boémio.


Artigos Relacionados


Rentabilize o seu negócio!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.