Maja Milinkovic
Biografia
Maja Milinkovic, é fadista da Bósnia e Herzegovina, é um dos mais recentes ícones do Fado tradicional dos tempos de hoje. A sua voz e sonoridade profunda do Fado parecem feitos um para o outro, com a sua forma de cantar, emotiva, carismática e forte, emociona aqueles que a ouvem. Com o seu estilo único e cativante, mantém-se fiel a si e ao Fado, mostra que de facto os dois pertencem juntos e que quem os ouve não consegue permanecer indiferente.
Maja nasceu em Sarajevo e iniciou a sua carreira como cantora de Pop-Rock no seu país de origem, em 1997, rapidamente tornou-se um dos rostos mais conhecidos do seu país. Ao longo da década seguinte, Maja gravou 3 álbuns da sua autoria (letras, músicas e arranjos), com os quais conquistou diversos prémios da crítica e do público.
Em 2009 descobriu o fado, através da grande Amália Rodrigues. Deslumbrada e apaixonada, passou assim a dedicar a sua música e alma ao fado. Após várias visitas a Portugal e concertos de Fado no seu país de origem, decide vir viver para Lisboa em 2012, abrindo pouco mais tarde a sua própria casa de Fados em Alfama. Nesse mesmo ano grava o single “Tudo isto é Fado” e faz uma dúzia de concertos pelo seu país de origem, entre os quais se destaca a sua participação no Festival de Música Bascarsijske Noci (As noites de Bascarsija), em Sarajevo, obtendo um enorme sucesso, revela franca aceitação do Fado pelo povo Bósnio. Encerra o ano com um glamoroso concerto no Teatro Câmara de Sarajevo, sendo gravado pela Televisão Sarajevo (TVSA), a estação de maior audiência na Bósnia e Herzegovina, e transmitido como “Concerto de Ano Novo”, a 1 de janeiro de 2013.
Maja lança o single “Znam za rijeku” em 2015, uma versão eslava, sendo esta a primeira tradução dum fado alguma vez feita, por Maja, do fado “Sei dum rio” de Pedro Homem de Mello e Alain Oulman.
A fadista revela o álbum “Fado é Sorte”, a 16 de fevereiro de 2017, com concertos em Portugal e fora, é um álbum que assenta a posição de Maja perante o Fado, fruto do seu paixão e vontade de o partilhar com o mundo.
Lança o seu segundo álbum de Fado, “Fadolinka” em junho de 2019, num concerto único no Auditório Camões, em Lisboa. Editado nos dois países, Portugal e Bósnia e Herzegovina, este álbum encontra a ligação perfeita e única entre as duas culturas, que se torna o perfeito embaixador e leva o ouvinte numa viagem emocionante e inesquecível.
Currículo
Habilitações Académicas
1987-1995 Instrução Primária, Sarajevo.
1995-1999 Ensino Básico e Secundário na Escola de Música, Sarajevo.
2001-2003 Estudos Superiores de Psicologia e Pedagogia, Universidade de Tuzla.
2005-2010 Bolsa de Estudo do Centro dos Estudantes Católicos de Sarajevo.
2005-2010 Academia de Música, Universidade de Sarajevo, Sarajevo.
Diploma com Distinção, Tese: “Análise Harmónica da Sonata de Beethoven No. 30 em E maior, Op. 109”.
2011 Curso de Estill Voice Building™, com a Professora Anne-Marie Speed, Royal Academy of Music, Londres.
Carreira musical e Prémios
2003
- • Finalista do primeiro 'OBN Music Talent Show' da Bosnia e Herzegovina.
- • Estreia no Festival Bihac, galardoada pela sua primeira música “Zovem Te” obtendo o 1º lugar nos seguintes prémios:
- Prémio Interpretação
- Prémio Arranjo Musical
2004
• Prémio MpX da Radio “M” na categoria “Talento do Ano 2004”.
• Prémio musical da Radio e Televisão da Bosnia e Herzegovina “Surpresa do Ano 2004”
• Participação no 1.º Festival de Rádio e Televisão da Bosnia e Herzegovina, com a canção “Genijalno”, conquistando o prémio “1.º Prémio do Júri”.
2005
• No Festival de Música de Zenica a sua canção “Genijalno” é aclamada “Êxito do Ano”.
• Participa no 2.º Festival de Rádio e Televisão (da BeH) com a sua canção “Da hodamo u snu” e ganha os prémios:
- 1.º Lugar: Prémio do Júri
- 1.º Lugar: Prémio Interpretação.
• Convidada especial no Concerto de Ano Novo do Teatro Nacional de Serajevo, acompanhada pela Orquestra Filarmónica de Serajevo.
2006
• Vence o “Oscar Popularidade 2006” na categoria “Cantora Pop-rock do Ano”.
• Lança o seu 1.º Álbum (CD): “Zacarani krug” (Editora Hayat Production); com o qual obtém 9 prémios e louvores em diversos festivais, destacando-se o prestigiado Prémio “DAVORIN” para “Melhor Performance Vocal num Albúm 2007”. Este álbum também fica marcado pela participação da lenda viva e cantor Bósnio Mladen Vojiči Tifa, na canção “Opako” e respetivo videoclipe.
2007
• O Festival Regional Zenica consagra a sua canção “Nije me strah” como “Êxito do Ano”.
• No contexto da cooperação internacional entre a Turquia e a Bósnia e Herzegovina, é convidada especial da TRT – Televisão de Istambul e, como primeira artista do seu país, grava três videoclipes de três canções do seu álbum “Zacarani krug”, com produção da TRT.
• Lança o single “Mito Bekrijo”, uma canção tradicional da Macedónia numa produção Pop-rock. Uma vez mais, o Festival de Zenica 2007 atribui-lhe a distinção de “Êxito do Ano”
2008
• Lança o single “Kraj”.
2009
• Lança o single “Ako te ne budem imala”.
2010
• Início do Projeto Internacional de World Music “Balkan, Spanish, Fado in Berlin”.
• Colaboração com músicos internacionais do Gana, da qual resultou a gravação de um dueto para a canção “Change”.
2011
• Lança o single “Ratnici” e a versão inglesa “Warriors”, com os respetivos videoclipes.
• “Ratnici” foi bem recebido quer pela crítica especializada quer pelo público. Ainda obteve o apoio do Ministro da Cultura e Media, que salientou o refrescante estilo urbano e a representação da cultura Bósnia e Herzegovina de uma forma inovadora e singular.
• Lança 2.º Álbum “Ocekivanja” (CD) numa edição de 45.000 cópias, com destaque de primeira página no maior jornal diário Bósnio: “Dnevni Avaz”. Este trabalho atingiu os lugares cimeiros das tabelas da Rádio e Televisão do País.
2012
• Grava o seu 1.º fado na Bósnia e Herzegovina: “Tudo isto é Fado”, de Amália Rodrigues (1955).
Informações de contacto
Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email | |
www.facebook.com/Maja.Milinkovic.official | |
www.youtube.com/channel/UC7kN6dXSDK6Zssoq6FI6_Hw |
Contactar Maja Milinkovic
Recomendar Maja Milinkovic a um amigo
Comentar
Comentários
Ora aqui está a prova de que o fado não é só dos portugueses... para quem pensa ou pensava que ser fadista estava apenas nos genes de quem nasce português. Bravo!
Grande voz, temos fadista.
Fantástica fadista! Gosto do trabalho dela!
Grande fadista! Sem comparação. Voz belíssima e alma de fado! Uma experiência única, recomendo a todos!