EnglishPortuguês

Jorge Fernando

Músicos - Actualizado em Março 07, 2019
Nasceu em Lisboa no ano de  1957. Além de viola é também produtor, compositor, letrista e intérprete.

No seu mais recente trabalho, "Memória e fado", inclui um dueto gravado, em 1994, com Amália Rodrigues de quem foi acompanhante de 1980 a 1985.

 

O perfil artístico de Jorge Fernando começou ainda menino, a cantar fado acompanhado pelo seu avô à guitarra, na adolescência caminha pela música rock, na década seguinte concorre ao Festival RTP da Canção com "Rosas brancas" (1983) e dois anos depois com "Umbadá".

 

Em 1986 gravou o seu primeiro álbum, onde inclui "Lua Feiticeira Lua'. Em 1988 editou o primeiro álbum de fado onde inclui "Boa noite solidão" que escrevera aos 16 anos, e "Quem vai ao fado".

 

Como produtor assinou o primeiro álbum de Mariza, "Fado em mim", os mais recentes de Ana Moura e Maria da Fé, respectivamente, "Aconteceu" e "Divino fado", bem como os de Patrícia Rodrigues, Ricardo Ribeiro e João Pedro. Além de Amália, Jorge Fernando acompanhou vários fadistas como Fernando Maurício, Maria da Fé, Ana Moura, Argentina Santos ou José Manuel Barreto.

 

Em 1988 a Rádio Comercial atribuiu-lhe, por escolha do público, o Prémio de Popularidade. Em 1991 editou "À tua porta", seguindo-se "Oxalá" que a revista Billboard considerou, em 1994, "obra de referência para a World Music".

 

Em 1997 com o álbum 'Terra d'água" faz uma ponte entre a balada e o fado, gravando no ano seguinte "Fado - The soul of Portugal", com Argentina Santos.

 

Em 1999 sai o álbum "Rumo ao Sul", em 2004, é editado "Fado velho" e passa actuar regularmente no restaurante típico Senhor Vinho.

 

Foi convidado pelo pianista italiano Arrigo Cappellettí para participar como co-produtor e cantor num projecto que inclui a gravação de um CD com poesia contemporânea portuguesa, em conjunto com o bandoneonista Daniel di Bonaventura, o violoncelista David Zaccaria e o guitarrista Custódio Castelo.

 

Em Itália, a Academia de Marco Poeta, distinguiu-o com o Prémio Carreira em reconhecimento do seu talento como cantor autor, produtor, instrumentista e impulsionador de novos talentos.

 

Em 2005, completou 30 anos de carreira artística, somando diferentes actuações em Portugal e no estrangeiro, de que destaca a Gala de Portugal – Noite de Fado, em Paris, com o patrocínio da UNESCO. "Memória e fado", editado o ano passado, conta com as colaborações de Egberto Gismonti, Toninho Horta, Zeca Assumpção, Wiliiam Galíson, entre outros.

 

Ainda em 2005 recebe na I Grande Gala dos Troféus Amália Rodrigues é-lhe atribuído o galardão de Violista-Compositor.


Em 2006 na II Grande Gala dos Troféus Amália Rodrigues recebe o galardão de Melhor Viola.Actualmente integra o elenco da Casa de Linhares.



Artigos Relacionados


Comentários
#1 filomena franco 2009-09-13 14:53 Parabens pela notavel carreira de muitos anos sempre sem falsas modestias nem grandes sobresaltos. Recordo sempre com muito carinho um cnocerto em Garvão no longiquo ano de 1985(agosto) de que guardo religiosamente uma foto autografada. Felicidades Filomena Franco Citação
#2 calado 2009-09-28 13:30 Não sei mais o que acrescentar a tudo o que já foi dito a cerca de Jorge Fernando só me resta agradecer-lhe por tudo o que tem dado á música portuguesa, e pela companhia que me tem feito, nos bons e maus momentos.
Aproveito a oportunidade para lhe fazer um pedido.
Tenho a sua idade toco viola há seis anos, na vertente do fado, quero muito me tornar um bom viola, de fado, mas tal só será, possível se tiver um mestre, como o senhor.
Gostava muito de aprender consigo.
Citação
#3 TERESA SOUSA 2009-12-18 16:28 para mim um dos melhores compositores 'fadista e tudo mais .tem levado a nossa musica a todas as partes do mundo e e acompanhado por todas as geracoes !!!!!!!!!! Citação
#4 filomena sousa 2010-06-28 23:13 Olá.. sou uma fã sua já nos cruzamos no programa portugal no coração,e ofereci um CD dos meus embora com pouca pratica no fado, desse dia de julho do ano 2002guardo a nossa foto com muito carinho,gosto de tudo quanto elabora no que refere a musica e letras seja qum for a cantar Marisa,Raquel,A na Moura etc.os seus poemas fica bem em qualquer artista .Como gostava de cantar uma ou duas letras feitas só para mim é um dos meus sonhos com tão pouco me podia fazer me feliz.respeitosos beijinhos e muitas feliçidades.Filomena Sousa Citação
#5 Marcelo Vieira 2012-02-16 01:39 Não sei nem o que dizer quando ouço as composições deste artista. As suas letras são realmente lapidadas como diamantes. Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.