EnglishPortuguês

Hélder Moutinho - Que fado é este que trago

Discos - Novembro 18, 2008
Farol / 2008
Helder Moutinho sempre pareceu um fadista um bocadinho diferente dos outros. É verdade que cumpriu todas as etapas da vida de um fadista contemporâneo de primeira linha: sentiu o bichinho do fado durante a vida adulta...

Helder Moutinho sempre pareceu um fadista um bocadinho diferente dos outros. É verdade que cumpriu todas as etapas da vida de um fadista contemporâneo de primeira linha: nasceu num meio familiar português; entusiasmou-se por outras músicas durante a sua adolescência; sentiu o bichinho do fado durante a vida adulta; e da performance fadista em tertúlias de amigos ao roteiro das Casas de Fados foi preciso pouco tempo.

Depois, aquela sorte que protege os audazes e que espera pacientemente por abençoar o talento anónimo, concedeu um espaço no tempo certo para Helder Moutinho ter também os caprichos de um estúdio e de alguém que nele confie.

O homem foi estando à altura da fortuna. Bem vincado o nome ao primeiro álbum, "Sete Fados e Alguns Cantos" (de 1999), seguiu-se o segundo e depois aquela regra matemática do seguinte acontecer cada vez mais facilmente.

2008 é ano de Helder Moutinho nos mostrar o seu mais recente álbum "Que Fado É Este Que Trago". E de nos provar novamente que é um bocadinho diferente. Falso clone de Camané, rasa-lhe o nível mas não a identidade. Tendo a assinatura na maioria das letras das canções do álbum e ousando musicar um poema de David Mourão-Ferreira, Helder Moutinho aguenta as luzes da ribalta com uma voz masculina fina e uma pose de galã que lhe dão distinção no fado lisboeta.

A recente colheita tem brisa marítima (como grande parte dos fados), uma contemplação melancólica, uma saudade insatisfeita, carregando o disco a cada faixa a impossibilidade de responder à pergunta do título. Que fado é este que Helder Moutinho nos traz? Não sabemos. O fado lança o mistério.
Gonçalo Palma


Artigos Relacionados


PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.