EnglishPortuguês

Ana Marta - Nossos olhares

Discos - Dezembro 20, 2008
Edição de Autor / 2008
Castiça sem dúvida, será a primeira expressão que se ouvirá depois de escutar o mais recente álbum de Ana Marta, uma jovem fadista de Alfama...

 que não renega as suas origens e antes as valoriza de modo a que a sua interpretação resulte autêntica. Ana Marta, que estará na casa dos 20 anos, não procura embaraços intelectuais e canta o que sente e o que entende, equação perfeita para o óptimo resultado que é este seu novo disco intitulado “Nossos olhares”.

Voz clara e forte, dicção correcta, e compasso, Ana Marta imprime o seu ritmo e a sua interpretação a cada fado, mesmo que o tenhamos já ouvido noutras vozes, casos de “Alfama” de Ary dos Santos e Oulman ou “Não chames pela saudade” um característico tema de Joaquim Campos e Joaquim Pimentel. Já agora por referir autores, há um erro na referência ao autor de “O fado não é isso”. Trata-se de um fado muito bem cantado e muito apropriado para o seu tipo de voz, mas cujo autor é Carlos Conde e não João Linhares Barbosa como se refere, sendo a música correctamente atribuída a Túlio Pereira.

De salientar que dos 10 fados escolhidos cinco são inéditos, assinados por um dos consagrados intérpretes nacionais, António Rocha. Escolher entre eles é difícil, mas regista-se a qualidade de que o fado na sua vertente poética quotidiana está de bom saúde. São de grande qualidade as letras de Rocha, bem defendidas por Ana Marta e bem “metidas” nos fados tradicionais. Referência também para o bom acompanhamento  de Ângelo Freira na guitarra portuguesa, actualmente a tocar com Mariza, Miguel Ramos na viola (bravo!)e Daniel Pinto na viola baixo.

Um disco excelente que mostra que a menina de Alfama parece agora estar a trilhar um melhor caminho afastando-se de modelos e afirmando-se como cantandeira.
Inez Benamor


Artigos Relacionados


Comentários
#1 Miguel albuquerque 2009-05-18 12:23 já ouvi a Ana cantar e gostei muito alem de que é muito bonita Citação
#2 Carlos Alberto 2009-05-21 08:13 Aqui está mais uma voz que vai certamente encantar quem a ouvir. Voz forte, mas doce, presença notável, impõe um estilo que é raro ver-se.
Só me resta desejar-lhe as maiores felicidades no mundo do fado.
Carlos Alberto
Citação
#3 Paulo_Conde 2010-06-17 22:16 De facto assim é. A letra 'O Fado não é isso' é da autoria do poeta Carlos Conde. Uma das melhores interpretações que se conhece é de Maria Amélia Proença. - http://carlosconde.blogs.sapo.pt Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.