EnglishPortuguês

Carlos do Carmo: "Tudo o que tenho, devo-o ao fado..."

Arquivo - Dezembro 26, 2008
carlos_carmo.jpgNo programa Conselhos Pop, que o vai transmitir no início de Janeiro próximo, o cantor Carlos do Carmo revela que o seu grande projecto para 2009 é a candidatura do fado a Obra-Prima do Património Oral e Imaterial da Humanidade da UNESCO, cuja equipa ­ "de académicos e outros" - o cantor integra. A Proclamação das Obras-Primas do Património Oral e Imaterial da Humanidade ocorre no segundo semestre do próximo ano, aguardando-se com expectativa qual a decisão do júri.

Sobre a defesa do fado como Obra-Prima do Património Oral e Imaterial da Humanidade, Carlos do Carmo diz que "tudo o que tenho, devo-o ao fado. Todo o contributo que eu puder dar, será sempre pouco".

Para Carlos do Carmo, uma das muitas consequências positivas que o reconhecimento do fado como Património Oral e Imaterial da Humanidade da UNESCO acarretaria, aconteceria na educação: "as crianças começariam a aprender sobre o fado como uma tradição secular de mais de 150 anos que sobreviveu às modas e que tem um sentido". 

A Proclamação das Obras-Primas do Património Oral e Imaterial da Humanidade da UNESCO acontece desde 2001, bienalmente. Recorde-se que a UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) é um organismo da Nações Unidas especializado em educação, ciência e cultura.

Carlos do Carmo e o músico cabo-verdiano Dany Silva são os convidados da terceira emissão do Conselhos Pop.
GP


Artigos Relacionados


Comentários
+1 #1 bosco 2008-12-28 20:21 a ver vamos… Citação
+1 #2 Nina Kiev 2009-01-07 09:13 Se depender de Carlos do Carmo, jamais conseguiremos que o Fado seja Patrimonio Imaterial da Humanidade. O que pode fazer de sério um homem que no estrangeiro fala mal de fadistas??? Citação
#3 joao almeida 2009-01-16 13:52 o senhor Carlos do Carmo está completamente enganado tudo o que ele tem não deve ao fado mas sim á senhora sua mãe e ao partido comunista portugues esses sim é que fizeram dele aquilo que ele é e tambem ao grupo de surdos que ainda julga que ele canta fado Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.