EnglishPortuguês

Jorge Fernando - Memória e Fado

Discos - Dezembro 10, 2006
Som Livre / 2005
O mais recente trabalho de  Jorge Fernando - Memória e Fado reúne um conjunto de temas interessantes, que não sendo na totalidade originais, o são na sua maior parte de sua autoria.

Uma sonoridade diferente, que reflecte uma interpretação pessoal do Fado construído em torno de poesias de cariz alternativo, que podem indiciar um caminho de novas formas poéticas.

De todos os duetos presentes no disco destaca-se o tema Vida com a saudosa Amália Rodrigues. A última gravação que a diva portuguesa fez em mais de 50 anos de carreira. Este tema, escrito e composto por Charles Aznavour, foi gravado por finais dos anos 90, em casa da fadista no Brejão. Já no final da sua carreira, a voz de Amália, espelhando toda a tristeza do Fado, continua sem dúvida maravilhosa e inconfundível. Além deste, o disco conta com outros duetos fascinantes, com Ana Moura no tema Por um dia, escrito e composto pelo próprio Jorge Fernando, duas vozes que se juntam na perfeição e conferem à música uma singular beleza.

O dueto com o conceituado cantor italiano Lucio Dalla no tema 4 Março 43 (Minha história), escrito por Lucio Dalla e composto por Chico Buarque - uma estória que se faz da ternura de um menino , filho de um marinheiro que tal como viera, partira, a quem a mãe deu o nome de menino Jesus. Ainda neste álbum temos participações especiais de Egberto Gismonti, Toninho Horta, Nivaldo Ornelas, Kzan Gama, William Galison, Zeca Assumpção, André Dequech e Custódio Castelo. Sem dúvida uma afirmação de qualidade em sentido ascendente.
Catarina Rocha


Artigos Relacionados


Comentários
#1 rosalia 2010-08-10 16:43 A minha filha gosta de cantar o fado e gostava de o conhecer, tem 15 anos já sabe o fado "Os búzios" mas ama Amália. É do Montijo e gosta muito de o ouvir cantar. Rosália. Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.