Fadista Ruca Fernandes prepara-se para lançar o seu CD de estreia
Arquivo - Março 07, 2009
Nascido
em Leiria onde viveu durante a infância e adolescência, Ruca Fernandes
tem sangue de três continentes. Desta mistura, Goesa, Angolana e Portuguesa nasceu uma voz diferente que dá novas sonoridades ao Fado.
Este fadista desde sempre ouvindo boa música: clássicos, pop/rock, música ligeira e fados tocados ao piano pelo seu pai, tornou-se um melómano.
Cantou pela primeira vez com 10 anos a “Avé Maria de Schubert”no casamento de amigos e em Tavira ganhou uma lata de sardinhas num concurso de música por interpretar o mesmo tema à capela.
Um dia, foi a um casamento onde cantaram fado e começou a interessar-se mais por ouvir e compreender esta arte genuinamente portuguesa.
Acompanhando-se com viola, o primeiro fado que cantou foi a "Moda das Tranças Pretas"(o Ginguinhas…) Em Karaokes, pessoas estranhas vinham dar-lhe os parabéns sempre que cantava um fado e bradavam:"Ah!Fadista!"
Descobriu que no Bairro Alto poderia cantar o chamado fado Vadio e estreou-se em público em 2006. Em 2007 foi apurado para a Grande Noite de Fado de Lisboa e ganhou o Concurso de Fado Amador Cidade da Costa da Caparica.
Em 2008 foi convidado para Padrinho do Movimento Sociocultural Renovar a Mouraria e venceu o Concurso de Fado de Odemira.
Recentemente gravou o seu primeiro trabalho discográfico cujo lançamento oficial está marcado para o dia 24 de Abril na Biblioteca-Museu República e Resistência em Lisboa.
Artigos Relacionados
Comentar
Quanto a ser fadista…não os há por aí aos montes que o dizem ser? E esses até aparecem na televisão e dão entrevistas para os programas de domingo… e temos que levar com eles em cima… Citação