Antologia do Fado de Coimbra - silêncio que se vai entender o fado
Arquivo - Abril 15, 2009
“Há sem duvida um estilo próprio na forma e na interpretação deste tipo musical, no trinar das cordas, nos compassos, nas aportações do canto, na diversidade de interpretação, nos ritmos e nas métricas - “o Fado de Coimbra”.”“Há sem dúvida momentos definidos e identificativos que marcaram a diferença e que levaram características próprias do fado e muito particularmente deste tipo de fado – por exemplo, a geração de 60 e 70.”
“A canção que vem do mais popular e do mais erudito e que conjuga em si o maior numero de variantes e sub-estilos sem por isso ter deixado a sua identidade própria.”
Nuno Oliveira
Contexto de fado de Coimbra no Porto
“Dado o percurso curricular de diversos cursos passarem pela cidade do Porto, essencialmente no final dos mesmos, por exemplo os cursos de engenharia e de farmácia, verificou-se uma migração das diversas tradições estudantis.
Nessa amálgama de costumes inclui-se a música de matriz coimbrã, (expressão usada pelo Dr. Luiz Goes), que se deu a conhecer ao mundo como Fado de Coimbra.
Essa música que transpõe as origens dos diversos estudantes para um local, cujo sentimento-mor é a saudade, vai sobreviver ao longo dos tempos numa penumbra marginal ao resto da sociedade, passando a ser um estilo musical quase específico do micro cosmos universitário.”
Victor Serralva
Programa geral e sequência das actividades.
O projecto preconiza uma viagem pelo Fado enquanto estilo de canção, pelas suas origens até a novas tendências de o cantar e ver eternizado, passando pelos vários momentos e gerações, pelas tendências e pela presença de individualidades musicais que o marcaram e o identificaram.
O projecto “antologia do fado”, que não se resume apenas a um espectáculo, mas sim á mobilização de toda a massa estudantil da academia do Porto, tem ganho contornos e dimensão que, para alem de ultrapassar as nossas expectativas iniciais, torna-se numa responsabilidade acrescida perante as pessoas e entidades envolvidas, bem como por consequência nos merece um acrescido empenho.
Casa da Música | Porto | 19 Abril | 21.30
Artigos Relacionados
Comentar
Comentários
+1
#1
Isabel
2009-04-21 23:01
Assisti a este espectáculo e saí com lágrimas nos olhos. De saudade, de tristeza partilhada pelos falecimentos anunciados, pela coragem dos viúvos, dos homenageados Dr. Luís Goes e Dr.Camacho Vieira, pelas (ainda) vozes espantosas destes 2 Senhores e, também, dos novos cantores, que não deixam morrer a tradição e o fado. Obrigada a todos os intervenientes por este belíssimo serão, que me fez recuar 40 anos. Bem-hajam.
Citação
#2
José Fonseca
2010-04-12 14:27
Que País é este, que despreza uma das manifestações culturais mais ricas, A CANÇÃO DE COIMBRA E SEUS INTERPRETES ? !!! ????
Citação