EnglishPortuguês

Hoje - Amália Hoje

Records - Abril 25, 2009
La Folie Records / 2009
Atenção. Este não é um álbum de versões. Esqueçam-se as guitarras portuguesas e os xailes negros. Amália Hoje não é um tributo mas antes uma leitura que, praticamente, esquece o fado.

Foi esse, aliás, o desafio proposto a Nuno Gonçalves (o compositor dos The Gift). Importar o sentido pop de Amália Rodrigues para os dias de hoje. E quão pop era a «diva» nas melodias e harmonias que envolviam palavras sentidas e melancólicas.

Em 2009, nem Nuno Gonçalves quer ser Alain Oulman nem Sónia Tavares pretende imitar a própria Amália Rodrigues. O que está aqui em causa é um colectivo, os Hoje, que convocam ainda um mutante Paulo Praça (já andou pelo rock mas ultimamente tem estado na pop) e um Fernando Ribeiro cada vez mais confortável fora de território heavy.

A lógica de banda é semelhante à dos Humanos mas com pontos de partida diferentes. Enquanto o repertório de António Variações era desconhecido, algumas canções de Amália Rodrigues aqui revistas são verdadeiros «clássicos".

Grande parte das «novas» canções têm semelhanças óbvias com os The Gift. Desde logo, pelos arranjos de cordas, ainda que com um travo a nacional-cançonetismo que faz aqui todo o sentido. De resto, o disco é arrojado na forma como cria uma distância infinita face a clássicos como Gaivota ou Formiga Bossa Nova. Só que essa ausência de compromisso com o passado nem sempre produz resultados interessantes.
 
Os arranjos épicos, quer de Foi Deus, quer de Gaivota, atiram ambas as canções para território excessivamente próximo dos The Gift. Em sentido oposto, Formiga Bossa Nova é a grande surpresa do disco, com Fernando Ribeiro a vestir a pele de João Gilberto. Amália falha onde não podia: na previsibilidade. Nuno Gonçalves afastou o fantasma de Amália mas não o dos The Gift.

Contudo, não deixa de ser uma experiência ouvir um Abandono a soar a Arcade Fire. Seria esta a Amália de 2009?


Related Articles


Voe mais alto com o Directório do Fado!
Não procure mais... está tudo aqui!

Social Network

     

Newsletter

Subscribe our Newsletter.
Stay updated with the Fado news.

Portal do Fado

© 2006-2024  All rights reserved.