EnglishPortuguês

Nomes do fado - Fernando Farinha

Arquivo - Março 01, 2013
Fernando Farinha nasceu no Barreiro, mas aos cinco anos os pais fixam residência na Bica. E cedo começou com os livros da escola e cedo começa ele a cantar.

O fado típico do Bairro lindo da cidade. E como ele cantava! Aquela voz cristalina cativava toda a gente. Nas tascas e concursos de fado para os mais novos onde arrecadava todos os prémios. O miúdo foi a mascote da Marcha da Bica em 1935 e por mérito próprio. Aos 14 anos entra para o ‘Café Luso’ e era a sensação. Seguem-se as casas de fado Retiro da Severa, Café Latino, Café Mondego e Solar da Alegria, entre outros.

Crescendo naturalmente o rapaz tornou-se um dos casos mais populares da época. Tinha uma figura bonita, elegante, e de empatia absoluta. Era um homem de grande integridade. Um SENHOR como me é dito hoje pelos mais velhos da Bica. Grava cerca de 50 discos com temas de grande sucesso. Quem não se recorda de ‘Belos Tempos’ ou ‘Um Fado a Marceneiro’ e ‘Fado das Trincheiras’ até esse ‘Miúdo da Bica’ a fazer jus a toda a sua vida. Além de cantar maravilhosamente, Fernando Farinha era um letrista de invulgar popularidade. A Adega Mesquita foi um outro lugar inesquecível da sua passagem pelo fado.

É artista convidado na Revista ‘Boa Vai Ela’, ao lado de Hermínia, e, num sucesso rotundo, mais tarde regressa ao Parque Mayer em ‘Sal e Pimenta’. Entra em dois filmes, sendo ‘O Miúdo da Bica’ como que uma homenagem a toda a sua vida.

Corre Mundo e a sua voz, naquele seu jeito elegantíssimo de cantar, num estilo entre o marialva e o fadista bairrista, fazia dele uma vedeta singular. Ele era um homem singular.

Foi coroado ‘Rei da Rádio Portuguesa’, recebeu o ‘Microfone de Ouro do RCP’ e ‘Discos de Ouro’ e uma mão-cheia de troféus de prestigio artístico.

A partir de 1974, Fernando Farinha, militante comunista convicto, faz parte do projecto de grande qualidade ‘Cantar Abril’.

Partiu para sempre a 12 de Fevereiro de 1988. Muito cedo, com 60 anos. Ficou no imaginário popular como uma das grandes figuras do fado.


O FADISTA QUE FOI COROADO COMO O 'REI DA RÁDIO'

 

A voz de cambiantes raros transmitia uma sonoridade invulgar. A saber cantar o fado e a dar a mensagem das letras populares. Fernando Farinha foi coroado ‘Rei da Rádio’ numa grandiosa Gala no antigo Éden, batendo na altura os populares Calvário e Garcia.

Artur Garcia recorda-o como "Um Homem de grande dignidade, de carácter. Viajei com ele duas vezes até a Alemanha e, na verdade, tanto o Fernando como a mulher, eram pessoas maravilhosas. Gostava muito dele. Foi dos grandes artistas portugueses."


UM GRANDE APOIO NA FAMÍLIA

 

Muito novo perdeu o seu pai. E muito novo se fez pela vida. A cantar o fado e ajudar a família. O ‘Miúdo da Bica’ foi sempre um grande senhor – no palco das cantigas e no palco da vida. Fernando Farinha cantou os Bairros da cidade de Lisboa, embora a Bica fosse o seu grande amor. Ali viveu quase toda a sua vida. Espelhando essa arte mágica do canto/encanto. A sua imagem também merece um elogio. Bonito, elegante, era um fadista maior. Vai ficar para sempre no imaginário colectivo como um grande Homem dentro e fora dos palcos.

Carlos Castro



Artigos Relacionados


Comentários
#1 maria do ceu simoes 2009-05-18 16:49 foi de verdade o maior. a voz unica fica nas nossas lembranças.ele cantava um fado que dizia"feliz de um homem que tem uma mulher assim" alguem por acaso me poderia dar o nome desse fado . obrigado Citação
#2 joao almeida 2009-05-22 18:39 o Sr:Fernando Farinha alem do extraordinário fadista que foi deixou uma obra imensa no fado e é bom que se fale desse senhor não só como um grande fadista mas também como um grande poeta e compositor Citação
PROCURA e OFERTA de Músicos!
Não procure mais... está tudo aqui!

Redes Sociais

     

Newsletter

Mantenha-se actualizado com as novidades do Fado.

Portal do Fado

©2006-2024  Todos os direitos reservados.