EnglishPortuguês

Nomes do fado - Hermínia Silva

Archive - Abril 01, 2013
Hermínia Silva nasceu em Lisboa. No ano de 1907 e numa passada gigante por todo o século. 

Estreou-se na opereta ‘Ouro sobre Azul’, no Parque Mayer, e a sua última aparição foi naquele lugar no ABC e na revista ‘Cada Cor seu Paladar’.

A sua carreira foi todo um vendaval de emoções. Cantando nos retiros fadistas. Com uma originalidade e encanto a marcar toda a sua geração.

Era uma mulher extremamente humorada, de muito bom gosto. Lutadora das grandes causas, esteve sempre na primeira linha de muitas batalhas.

Cantou Lisboa como ninguém. Os mais entendidos dizem que ela era um fenómeno na forma como esbanjava "saúde e muito fado bem cantado".

Nas revistas que fez foi dona e senhora com "os fanáticos admiradores" a persegui-la na plateia. E foram dezenas de revistas.

Hermínia cantava e "a crítica social" era o seu forte. Se Alfredo Marceneiro era o ícone do fado tradicional a par de Ercília Costa, Hermínia levou o fado até as grandes salas do mundo, com as guitarras e violas e as maiores orquestras.

Interpretou fados que ainda hoje permanecem na memória colectiva.

OS FADOS INESQUECÍVEIS

Idolatrada, pode-se dizer, por todo um público, Hermínia Silva interpretou fados inesquecíveis. ‘Fado da Sina’ e ‘A velha Tendinha’ até ‘A Casa da Mariquinhas’ ou o ‘Marinheiro Americano’ (com aquele braço no ar em estilo único) e tantos outros. A sacerdotisa do fado nunca mais será esquecida.

O CINEMA CHAMOU POR ELA

O cinema chama-a. Pela beleza e talento. Interpretou ‘Aldeia da Roupa Branca’, ‘O Costa do Castelo’ ou ‘O Diabo era Outro’.

Abriu ‘O Solar da Hermínia’ na sua Lisboa e um mar de gente durante anos a fio ia vê-la e ouvir cantar.

Houve quem a chamasse "a sacerdotisa do Fado" pela maneira como Hermínia sabia conquistar as plateias.



Related Articles


Não procure mais... está tudo aqui!
Não procure mais... está tudo aqui!

Social Network

     

Newsletter

Subscribe our Newsletter.
Stay updated with the Fado news.

Portal do Fado

© 2006-2024  All rights reserved.